Durante o curso de formação docente, voltado para o Ensino Remoto Emergencial (ERE), a Assessoria de Acesso, Permanência e Ações Afirmativas (Aapa) está realizando uma série de atividades voltadas para os alunos da Uesb com deficiência. Dentre essas ações, está a participação dos profissionais do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão para Pessoas com Deficiência (Naipd) da Uesb durante o processo formativo.
A proposta é possibilitar a formação continuada desses profissionais para o trabalho e a convivência junto a alunos com deficiência durante o ERE. Além disso, está sendo oferecida uma formação técnica para utilizar a janela de Libras da plataforma, que será usada durante o ERE. A ideia é oferecer autonomia aos intérpretes em eventuais vídeos enviados/sugeridos pelos docentes.
De acordo Mileide Santos, intérprete de Libras, apesar das dificuldade que poderão ser encontradas no início com a plataforma, elas poderão ser superadas para o Ensino Remoto Emergencial. “Na minha concepção, a partir da habilidade adquirida, os intérpretes poderão fazer um trabalho melhor, por meio das orientações, para a utilização da janela de Libras”, pontua.
Cerca de 30 profissionais da gerência e subgerência da Aapa, coordenações de campus do Naipd, técnicos de Atendimento Educacional Especializado, intérprete de Libras e secretários do Naipd estão sendo capacitados. Com uma carga horária total de 88 horas, as atividades se estendem até o dia 17 de outubro.
Mais informações, entre em contato com a Assessoria pelo e-mail aapa@uesb.edu.br e acompanhe todo o processo pelo site do Ensino Remoto Emergencial.