Nesta segunda, 19, a Uesb receberá novos e antigos alunos para o início do semestre letivo de 2020.2. Devido à pandemia do coronavírus, algumas modernizações foram feitas, visando melhorias no acesso ao ensino público de qualidade, ainda que na modalidade de aulas remotas.
Para você, novato ou veterano, que ainda não está familiarizado com o ambiente virtual da Universidade, fique atento nas dicas que poderão lhe ajudar a encontrar mecanismos para facilitar a nova vivência na Universidade. Agora, poderá resolver tudo com cliques e, mais importante, podendo acompanhar a tramitação da sua demanda com facilidade.
Na Uesb, três setores estão, diretamente, ligados a formação acadêmica do aluno: os Colegiados de curso, os Departamentos e a Secretaria de Cursos (Geral e Setorial). Todos funcionam respeitando a ordem hierárquica.
Colegiado de curso – Setor mais próximo e relacionado à vida acadêmica do estudante, no Colegiado, é possível fazer solicitações de serviços relacionados ao currículo do curso. O espaço é responsável ainda por organizar o quadro de horários de aulas, disponibilizar informações a respeito das ementas das disciplinas e fazer a intermediação entre professor e aluno.
Departamento – Setor que atua em consonância com o Colegiado de Curso e reúne diversas graduações relacionadas a mesma área de conhecimento. Nele, docentes e discentes realizam discussões ampliadas sobre a continuidade das atividades individuais de cada curso. Por englobar muitas graduações, o Departamento é responsável pela distribuição de professores para disciplinas, bem como por captar e administrar recursos humanos e tecnológicos para os seus cursos.
Secretaria de Cursos – Localizada nos três campi, o setor recebe o nome de Secretaria Geral de Cursos, no campus de Vitória da Conquista, e de Secretaria Setorial de Cursos, nos campi de Itapetinga e Jequié. Nesses espaços, são emitidos relatórios, declarações, comprovantes, atestados, diplomas e demais documentos que atestem o vínculo oficial do aluno com a Instituição. Todas as três Secretarias são importantes por validar o ingresso do estudante na Universidade, acompanhando seu percurso acadêmico da matrícula até o período em que for declarado egresso.
Com o processo de informatização, a Uesb migrou a maioria dos processos para o ambiente virtual. É provável que a maioria das solicitações de documentos sejam feitas pelo Portal Sagres, sistema de caderneta on-line utilizado na Universidade, ou pelo SEI Bahia, sistema de protocolo eletrônico utilizado por órgãos públicos estaduais.
Representação Estudantil – Na Uesb, por se tratar de uma instituição de ensino pública, todas as deliberações são tomadas com base no desejo coletivo. Para isso, são estabelecidos espaços de representações, envolvendo estudantes, professores e servidores técnicos e analistas universitários. No que diz respeito às instâncias estudantis, a Universidade conta com duas principais organizações: o Centro Acadêmico (CA) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE).
O CA reúne alunos de diversas turmas do mesmo curso. Em assembleia, esse grupo de alunos discute sobre as ações de melhorias que deverão ser levados para os debates com componentes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), do Colegiado e do Departamento no qual o curso está lotado. O DCE, por sua vez, tem uma gestão por campus e reúne a comunidade estudantil de mais de um curso. A organização é responsável por acolher as reclamações, sugestões e melhorias emitidas pelos estudantes da Universidade.
Para mais informações sobre o Ensino Remoto Emergencial ou em caso de dúvidas, acesse o Portal do ERE ou entre em contato com o setor desejado, pela lista de e-mail disponibilizado em nosso site.