Diante da pandemia da Covid-19, no intuito de garantir o ensino e, ao mesmo tempo, a segurança da comunidade acadêmica, a Uesb implementou o Ensino Remoto Emergencial (ERE). A modalidade excepcional para o desenvolvimento das atividades pedagógicas foi utilizada para continuidade do semestre letivo 2019.0 e 2019.2.
Por decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), no semestre 2020.1, as atividades acadêmicas na Universidade também serão realizadas por meio do Ensino Remoto, cujo regulamento está disponível aqui. Assim, os novos alunos que ingressarão na Uesb terão contato com a nova condição imposta pelo atual cenário: a educação on-line.
De acordo com o calendário acadêmico definido pelo Conselho, as aulas terão início no dia 18 de fevereiro. “Temos aí um período de planejamento acadêmico, que ocorrerá de 3 a 17 de fevereiro, quando haverá uma programação de atividades das pró-reitorias e assessorias”, esclarece o professor Reginaldo Pereira, pró-reitor de Graduação.
Entre as ações, ele destaca o lançamento de um edital de monitoria de disciplinas e outro edital específico para selecionar monitores que atenderão a demanda dos discentes ingressantes. “A nossa ideia é ter um monitor por turma, considerando que os estudantes que ingressarão estão entrando na Instituição no formato remoto, então, certamente, será necessário um monitor para ambientá-los a esse formato”, reforça o pró-reitor.
Também já está disponível o Edital 185/2020, que abre inscrições para seleção de candidatos aos Auxílios de Inclusão Digital. A seleção é direcionada aos estudantes que estão matriculados nos períodos letivos de 2019 e 2020, em situação de vulnerabilidade socioeconômica e sem condições de acesso à internet e às tecnologias digitais para o desenvolvimento das atividades do ERE.
Acompanhe todas as informações também pelo site do Ensino Remoto Emergencial