Por conta da Covid-19, muitas cidades tem adotado isolamento social como medida preventiva para tentar diminuir a propagação da doença, ocasionada pelo Coronavírus. Embora essa ação tenha como principal objetivo a preservação da saúde física, pode, possivelmente, desencadear patologias psicológicas como: depressão, ansiedade, irritabilidade, entre outros problemas emocionais.
Como meio de oferecer suporte emocional e psicológico aos docentes, discentes e servidores técnico-administrativos da Universidade, o Espaço de Partilha e Aprimoramento Humano (Epah) do campus de Itapetinga, tem disponibilizado atendimento virtual para todos aqueles que se sentirem em desconforto emocional.
De acordo com Cássio Montalvão, coordenador do Epah, o setor está funcionando em formato home office e as ações de acolhimento psicológico tem ocorrido por processos mediados por tecnologia. Assim, conforme as necessidades apresentadas por cada caso são realizadas as adequações necessárias e os atendimentos estão sendo feitos, preferencialmente, por meio de recursos como o Skype, enquanto infovia, e ainda o Google Hangouts, o Direct/Instagram e WhatsApp.
Os atendimentos acontecem de segunda a quinta-feira, em horário flexível. “Nosso entendimento, comprometimento, ética e coerência pessoal e profissional são otimizados pelo próprio modelo de prestação do serviço. Assim, após o primeiro contato do demandante, haverá um retorno e via relação dialógica-instrucional agendamos e iniciamos o acolhimento psicológico on-line”, explicou Montalvão.
O agendamento pode ser feito pelos e-mails: epah@uesb.edu.br e cassiomontalvao@uesb.edu.br, ou ainda pelo Instagram @cassiomontalvao e pelo número (77) 99961-4204.