Com estímulo ao esporte e ao desenvolvimento de habilidades físicas e mentais, a Escola de Futebol da Uesb realizou nessa segunda, 18, a primeira aula deste ano. O espaço recebeu 21 jovens, que treinarão no local de forma gratuita.
Conduzidos por César Pimental, coordenador pedagógico da Escola e professor do curso de Educação Física, os treinamentos contam ainda com o auxílio de dez discentes da graduação, que atuam como monitores. No momento inicial, foi apresentado o Regulamento Interno da Escola, com princípios, direitos e deveres dos participantes. “Nós temos aqui um processo de ensino-aprendizagem. Esse espaço visa promover para vocês o aprendizado de técnicas e táticas do futebol de campo”, explicou Pimentel.
A proposta da Escola de Futebol é respeitar as capacidades e o potencial evolutivo de cada um durante o processo de ensino. O coordenador destacou ainda que os jovens devem ser assíduos com seus deveres e comportamentos.
O sonho de aprender mais – Veteranos na Escola de Futebol da Universidade, dois jovens já participaram dos treinos há quatro anos. Um deles é Leonardo Oliveira Santos, que voltou aos treinos bastante motivado. “Aprendi vários fundamentos na escolinha, por isso que estou aqui”, disse o estudante.
Arilo Costa Valverde entrou na Escola em 2016. Hoje, com 19 anos, ele ressaltou que sua vocação sempre foi o futebol. “Estou tendo muitas oportunidades. Já participei de campeonatos em times de fora. Aqui, a gente aprende disciplina, fundamentos e técnicas de futebol”, contou.
Mas esse time também tem novidades no elenco. É o caso de Milton Oliveira Júnior. Ele viu o cartaz da Escola de Futebol no colégio onde estuda o Ensino Médio e resolveu entrar em campo para aprender mais. “Entrei no site da Escolinha, vi as fotos e gostei. Estou aqui hoje. Espero melhorar meu futebol e ter um bom rendimento”, disse.
As aulas acontecem no campo de futebol do campus de Jequié, sempre às segundas e terças, das 16h30 às 18 horas.