Na noite dessa terça, 17, na Sala Zero (Laboratório de Artes), no Pavilhão Administrativo Professor Milton Rabello, campus de Jequié, foi realizada, em apresentação única, a nova temporada do espetáculo de teatro “Marginália”, sob a direção do professor Francisco André e tendo como elenco a turma do 8º semestre da licenciatura em Teatro.
No espetáculo, oito personagens revelam seus sonhos, desejos, prazeres, fraquezas e relações de poder em três estórias paralelas, baseadas nas obras “Abajur lilás”, “Dois perdidos numa noite suja” e “Navalha na carne”, do dramaturgo brasileiro Plínio Marcos.
Iamara Dourado interpretou Paco e falou sobre a experiência vivenciada. “Foi bem forte! A gente fez um recorte de três textos dele (Plínio Marcos) e o processo de criação foi bem tenso porque a gente se debatia com os temas que ele trazia que são bem fortes e aí a gente realmente foi fazendo um processo de pesquisa e composição de personagem pensando no cenário que ele descreve nessas peças”, relatou Dourado.
Já Jean Carlus viveu Gil, o dono de um cabaré que explora mulheres. “Foi um desafio, logo de cara, primeiro porque se trata de um papel de um homossexual e eu, sendo hétero, tive que ter muito cuidado para não cair no estereótipo de achar que o homossexual é algo engraçado, é algo cômico. Então, isso requer um estudo maior, um laboratório maior do personagem, de entender o universo dele e dar vida ao personagem”, salientou Carlus.
O professor Francisco André Lima disse que o espetáculo é um desdobramento das atividades desenvolvidas em sala de aula e, também, uma ação de extensão. “Já fizemos duas temporadas deste espetáculo. É uma iniciativa nossa de estar o tempo todo trazendo e comunicando a sociedade”, declarou Lima.