Desde 1975, a Uesb é parceira do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A parceria resultou na transferência da Estação Meteorológica (Esmet) da zona urbana da cidade para as dependências da Universidade, ampliando o armazenamento dos dados meteorológicos e as possibilidades de desenvolvimento de pesquisas, tanto internas, quanto externas.
O espaço aloca estações convencionais e automatizadas do Inmet e outra estação automatizada do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe), e possui a maioria dos instrumentos de uma estação convencional. Os dados das estações automatizadas são coletados diariamente, de hora em hora, e enviados via satélite para os dois institutos parceiros, que disponibilizam as informações em seus sites. Já as coletas das estações convencionais, são feitas em três horários específicos: às 9, às 15 e às 21 horas, conforme padrão internacional.
Multifuncional, a estação também é espaço de aulas práticas dos cursos de graduação e pós-graduação da Uesb, escolas, outras faculdades e institutos. “A gente dispõe de um conjunto estruturado de equipamentos, com oferta de dados oficiais, para subsidiar a pesquisa científica, com um acervo de mais de 60 anos de coletas de dados, os quais são disponibilizados para as pesquisas. O que demonstra a importância deste espaço para o desenvolvimento da região e para o conhecimento cientifico na Uesb”, enfatiza o professor Artur José Veiga, coordenador da Esmet.
Manutenção – Os instrumentos meteorológicos e as Plataformas de Coletas de Dados instalados na estação são de propriedade do Inmet e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), que faz o intermédio da Esmet com o Inpe. Cabe a esses Institutos a manutenção, reposição e assistência técnica necessária, assim como as coletas dos dados meteorológicos.
Na última semana, a estação recebeu uma visita técnica do Inmet. “Fizemos uma manutenção corretiva e substituímos alguns sensores que estavam danificados. A nossa programação é semestral, às vezes anual, mas quando acontece um problema temos que vir de imediato”, afirmou um dos técnicos do Inmet, Francisco Alberto Simião.
A Esmet é vinculada ao Departamento de Geografia (DG). Para saber mais, entre em contato com a Estação através do telefone (77) 3424-8690.