Incentivar a participação dos seus estudantes em competições esportivas é, também, uma das propostas da Uesb. Nesse sentindo, a Universidade esteve presente na segunda edição dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) Atléticas, que aconteceu na cidade de Natal, Rio grande do Norte, no período entre maio e junho deste ano. Laysa Maria Oliveira Leal, representante da Atlética Implacável e estudante do quinto semestre do curso de Educação Física, em Jequié, competiu nas provas de natação e garantiu a terceira colocação nas categorias 50 metros peito e 100 metros Crawl.
A estudante, que também competiu na primeira edição do Jubs Atlética, em 2023, quando conquistou o terceiro lugar nas provas de 50 metros costas e peito, além dos 100 metros Crawl, ressalta a importância de representar a Universidade na competição. “Uma responsabilidade muito grande para mim poder representar a Bahia a partir de uma Instituição tão importante como a Uesb”, frisa.
Laysa participou, ainda, do Jubs Praia, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 19 e 26 de agosto. Para ela, a experiência de competir em um evento de alta visibilidade e que agrega os melhores atletas universitários do Brasil foi ímpar. “Infelizmente na prova de três quilômetros do Jubs Praia eu não consegui uma boa colocação, mas fiz uma ótima prova com consistência em 43 minutos e 25 segundos”, pontua.
Para participar da competição, a aluna contou com o apoio da Universidade por meio do Programa de Assistência Estudantil (Prae). Segundo Josiani Moraes, coordenadora de Extensão, Esporte e Cultura (Ceec), campus de Jequié, esse apoio oferecido pela Uesb é fundamental. “Em termos institucionais, os estudantes conseguem participar das competições através desses apoios da Coapa, que financia a participação em eventos esportivos, com a sessão de passagem e diárias, por exemplo”.
Josiani acrescenta que a Uesb, anualmente, tem representantes discentes nos Jogos Universitários, tanto nas etapas da Bahia, que é o Juba, quanto no Jubs. “Então, todo ano sempre competem alunos nas diferentes modalidades e sempre alcançam boas colocações e assim é mais um motivo para que haja, de fato, um incentivo por parte da Instituição a prática esportiva universitária”, pontua.
.