No Nordeste brasileiro, o São João é a festa mais esperada e importante tanto para a cultura quanto para economia da região. Segundo o Governo da Bahia, os festejos juninos movimentam mais de 1,5 bilhões de reais na economia do estado. Foi com tema “São João na Bahia é símbolo de empreendedorismo” que o estudante do 5º semestre de Jornalismo da Uesb, Murilo Trindade, foi destaque no Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Jornalismo Universitário.
A etapa estadual do Prêmio aconteceu no dia 10 de setembro, durante o 1º Encontro Baiano de Comunicadores, realizado na sede do Sebrae, em Salvador. Murilo conquistou o 2º lugar em sua categoria. Para ele, ser premiado foi uma sensação de dever cumprido. “Ser capaz de realizar objetivos, quando a gente foca, se esforça e tem apoio e ajuda ao nosso redor. Não foi só eu que ganhei, foi todo o curso de Jornalismo da Uesb, o Site Avoador”, frisou.
A reportagem de Murilo foi veiculada no Site Avoador, que faz parte do Programa de Extensão “Jornalismo como forma de transformação social”. Segundo o estudante, ao passar pelo centro de Vitória da Conquista, todos os dias, a caminho do trabalho, percebeu que a decoração para a festa junina é preparada desde maio. Como o São João é uma de suas grandes paixões, decidiu produzir uma reportagem mostrando a força da festa para o empreendedorismo regional.
“Para escrever a matéria, fui entrevistar as fontes oficiais como Xangai, secretário de Cultura, o secretário da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), as fontes de diferentes setores que contribuem para o empreendedorismo local”, relatou.
Sobre o Prêmio – Em sua 11º edição, o Prêmio Sebrae de Jornalismo é dividido em três etapas: estadual, regional e nacional. O tema central desta edição foi “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais”. Ao todo, foram cinco categorias disponíveis: texto, áudio, vídeo, foto e jornalismo universitário.