O estudante de Licenciatura em Química, Hemerson Oliveira de Souza, da Uesb campus Itapetinga, recebeu o prêmio Professor Miguel Fascio dos Santos Filho que homenageia o melhor trabalho apresentado em forma de pôster concedido pela Sociedade Brasileira de Química – Regional Bahia e entregue durante o 10º Encontro de Química da Bahia, em Jequié.
Orientado pelo professor Mateus Carvalho, o estudante desenvolveu o projeto com foco na valorização de resíduos da agroindústria para a obtenção de insumos químicos para a indústria de combustível e energia por meio de processos de termoconversão. Em outras palavras, o projeto consiste no tratamento de biomassa de baixo custo como alternativa para combustíveis e insumos químicos propondo uma fonte de energia inovadora e renovável.
“O trabalho engloba o tratamento químico da casca da Pachira Aquática, também conhecida como Cacau Falso ou Munguba, muito comum na região amazônica, para a obtenção de produtos de interesse industrial que possam servir como fonte alternativa de combustíveis e insumos químicos, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis” conta Hemerson.
O estímulo a projetos que aproveitem resíduos agrícolas como fonte renovável utilizando métodos mais sustentáveis, de baixo custo e alinhando a pesquisa à viabilidade econômica, levando em conta os impactos ao meio ambiente é de suma importância para se destacar nessa nova era da pesquisa universitária.
Sobre o evento – O Encontro de Química da Bahia (EQBA), ocorre desde 2005, bienalmente, realizado por pesquisadores e professores das universidades e institutos federais que sediam o evento, em conjunto com a Secretaria Regional-Bahia da Sociedade Brasileira de Química. A edição de 2025, ocorreu entre os dias 14 e 16 de setembro, o evento teve como tema “Química verde para o desenvolvimento regional sustentável”