A estudante Camylle Matos, do curso de bacharelado em Biologia da Uesb, campus de Itapetinga, conquistou o primeiro lugar na categoria “Evolução, Diversidade e Métodos de Pesquisa em Invertebrados” no 3º Curso de Férias em Zoologia, realizado entre 4 e 8 de agosto na Universidade de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus. Entre cerca de 40 trabalhos submetidos, seu trabalho intitulado “Quem come o que nos rios? Grupos funcionais de macroinvertebrados como pistas da integridade ecológica na bacia do rio Catolé, Bahia” foi reconhecido pela relevância da pesquisa.
O estudo apresentado faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Camylle, que investiga a integridade ambiental da Bacia do Rio Catolé a partir da alimentação dos macroinvertebrados. “Aplicamos o índice FFG’s (Grupos Funcionais de Alimentação), que classifica esses organismos em grupos como predadores, raspadores, coletores e outros, para relacionar com o estado de integridade da bacia”, explicou a estudante. Ela acrescenta que bacias com alta integridade apresentam grupos sensíveis a perturbações, como os fragmentadores, enquanto bacias degradadas mostram ausência desses grupos e aumento de organismos mais tolerantes, como os raspadores.
Para Camylle, a premiação representa um importante reconhecimento do seu trabalho. “Senti uma imensa felicidade, pois é um tema que merece atenção. Percebo que estou no caminho certo ao alertar sobre o estado da nossa bacia, já que as comunidades locais dependem diretamente do rio. Se ele desaparecer ou sofrer degradação extrema, o sustento dessas comunidades e todo o ecossistema serão comprometidos”, destacou.
Além do índice apresentado, a pesquisa, orientada pelos professores Carlos Eduardo Alencar e Cláudia Maria Raposo, já coletou quase 17 mil macroinvertebrados e pretende avaliar outros parâmetros para ampliar o entendimento sobre a qualidade ambiental da bacia. “Recentemente, finalizamos as coletas e agora temos um conjunto robusto de dados para subsidiar alertas sobre poluição e degradação. Espero apresentar novos resultados futuramente”, concluiu a futura bióloga.