Assessoria de Comunicação da UESB - tel:77 3424.8645

O estudante Yan Altino (à direita) recebe Menção Honrosa de júri durante a 29° Mostra de Cinema Tiradentes (Foto: Leo Lara/Universo Produção)
O curta-metragem “Diálogo Bulbul”, co-dirigido pelo estudante do 6º semestre do curso de Cinema e Audiovisual da Uesb, Yan Altino, foi premiado na 29° Mostra de Cinema Tiradentes, ocorrida no último mês, na cidade de Tiradentes, Minas Gerais. A obra recebeu a Menção Honrosa do Júri Oficial da Mostra Formação, dedicada a curtas-metragens realizados em contextos de formação, como cursos, escolas e graduações em Cinema.
O filme concorreu com outros 14 curtas de diversos estados brasileiros, que se propuseram a extrapolar os códigos de narrativas clássicas e se arriscar como obras artísticas livres para tratar do tempo vivido e imaginado.
“Diálogo Bulbul” foi desenvolvido durante a Oficina de Criação de Filmes Lanterna Mágica 2025, atividade que integrou a 10ª Edição do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, organizado pelo Arquivo Nacional. Na ocasião, Yan se uniu a Bruno Churuska, Gledson Augusto, Nicole Mendes e Zimá Domingos com o desafio de executar, de forma coletiva, um filme que se aproveitasse de uma seleção de documentos fílmicos, sonoros, cartográficos, iconográficos e textuais custodiados no Arquivo.
O resultado é uma obra que convoca memórias sonoras e visuais para construir um remix insurgente. Através da música – força coletiva de invenção e resistência – o filme abre caminhos de liberdade e autonomia, evocando a potência criativa do povo preto que, ao longo da história, forjou seus próprios horizontes de existência.

Diálogo Bulbul/2025
De acordo com Yan Altino, a premiação representa a valorização do pensar coletivo a partir dos arquivos utilizados, que os colocou frente a frente com a história do Brasil e do cinema brasileiro. “Esse reconhecimento, principalmente por ser da Mostra Formação, representa um impulso significativo para continuar fazendo, estudando e pensando Cinema e Audiovisual na Uesb, em Vitória da Conquista, na Bahia e no Brasil”, destaca o estudante.
Yan conta que, durante a realização do curta-metragem, cursava a disciplina de Edição/Montagem, período em que teve a chance de compartilhar o processo de construção do filme com colegas e com o professor Filipe Gama. De acordo com ele, além da sua formação técnica, a Uesb possibilita “o contato com essas pessoas extraordinárias pelo caminho, que compartilham o saber de forma aberta e que colaboram sempre que podem”, ressalta.
O estudante destaca, ainda, o papel da Universidade para uma formação crítica e para a descentralização do mercado de Cinema e Audiovisual. “É imensamente necessária a entrada de novos profissionais no mercado, principalmente oriundos de territórios não-centrais, para garantir a diversidade nas produções de filmes brasileiros. Além disso, formar pensadores, sejam pensadores da profissão, do Cinema ou da imagem, papel esse que instituições como a Uesb fazem muito bem”, afirma.

Foto: Jackson Romanelli/Universo Produção.
Mostra de Cinema Tiradentes – Ao longo de quase três décadas, o evento consolidou-se como uma plataforma essencial para a renovação do audiovisual nacional, inaugurando o calendário audiovisual brasileiro. O evento reúne, anualmente, filmes, ideias e debates que ajudam a pensar o presente e projetar o futuro do cinema no país.
Reafirmando seu papel como um dos maiores evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão, a Mostra reuniu, em sua 29ª edição, uma seleção de 140 filmes brasileiros, entre longas, médias e curtas-metragens, exibidos em sessões presenciais e on-line, organizados em mostras temáticas, competitivas e especiais.