Estar entre os 30 selecionados em um evento de abrangência nacional, como única representante da Bahia, não estava nos planos da estudante de Jornalismo da Uesb, Jade Dias. Mas aconteceu: a discente do sétimo semestre participou, em outubro, do “Lab 99 + Nexo de Jornalismo Digital”, uma oficina realizada em parceria com a empresa de tecnologia em mobilidade urbana, 99, e o jornal digital Nexo.
Com o tema “A cidade como pauta: desafios e soluções de mobilidade urbana”, o objetivo da oficina foi apoiar o aperfeiçoamento de jovens jornalistas para cobrir os desafios das cidades e aprofundar discussões que promovam transformações reais. Segundo Jade Dias, o contexto atual de fake news, notícias rasas, profissionais despreparados e a não obrigatoriedade do diploma a faz acreditar ainda mais na importância da qualidade da sua formação. “Tenho um dever social a cumprir, que é fazer o melhor que eu puder enquanto jornalista. Me formar, me aperfeiçoar, participar de oficinas. É um dever ético que tenho com minha profissão”, ressaltou.
A oficina aconteceu durante três dias e contou com exposições, palestras e atividades ministradas por especialistas em Mobilidade Urbana e novos formatos do Jornalismo Digital, como podcasts e infográficos. Para Jade, estar presente nessas atividades teve um sabor especial, por saber que sua localização geográfica não é empecilho para a realização de sonhos e, principalmente, pela identificação que ela tem com o veículo. “É um jornal que sempre li, e o meu tipo de jornalismo é muito parecido com o do Nexo, que é um jornalismo que prioriza a explicação dos fatos a partir da clareza, do equilíbrio, da transparência”.
Formação e novas vivências – O incentivo recebido na Uesb foi decisivo para a chegada de Jade ao projeto. “O corpo docente de Jornalismo é incrível. Meus professores me inspiram, eles que me moldaram até esse momento”, afirma. Foi a partir desse incentivo que a discente decidiu enviar uma sugestão de pauta para a editoria “Gráficos” do jornal. No evento, os 30 participantes debateram suas sugestões em uma reunião geral de pauta com a equipe do Nexo. Desde então, tanto Jade, quanto os outros participantes estão trabalhando diretamente com os editores do jornal. Segundo ela, seu texto, assim como os demais, está previsto para ser publicado em janeiro de 2020, em uma série especial sobre mobilidade urbana.
A conquista da discente confirma a qualidade do trabalho que é desempenhado na Instituição, segundo o coordenador do curso de Jornalismo da Uesb, professor Dannilo Duarte. “Junto com a sua conquista, ela leva o nome do curso e da Instituição. Essa conquista de Jade e de outros estudantes do curso demonstram a qualidade e o trabalho sério que estamos desempenhando”, destaca Duarte.