Estudantes das escolas de Itapetinga e região estiveram presentes na 4ª edição da Feira de Vestibular realizada na última sexta, 23, no campus de Itapetinga. A atividade, que também aconteceu nos campi de Jequié e Vitória da Conquista, visa apresentar aos visitantes o perfil dos cursos de graduação oferecidos pela Universidade por meio de exposições, rodas de conversa, atividades interativas e visitas aos laboratórios e campo agropecuário.
Para a aluna do Colégio Agro Industrial, Rejane Barreto, a Feira de Vestibular contribuiu para tirar dúvidas sobre o futuro profissional. “Conhecemos a estrutura da Universidade e também os cursos oferecidos e o que faz cada um”, destacou. Os docentes de cada colegiado apresentaram a estrutura curricular das graduações, assim como a atuação no mercado profissional. No campus de Itapetinga, são ofertados cinco bacharelados (Ciências Biológicas, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Química e Zootecnia) e quatro licenciaturas (Ciências Biológicas, Física, Pedagogia e Química com Atribuições Tecnológicas).
Kergilêda Mateus, docente vinculada ao Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL) e assessora acadêmica, ressaltou que a atividade aproxima a Universidade da comunidade local. “Essa é uma forma de apresentar nossos serviços às pessoas; mostrar aos alunos do Ensino Médio que eles podem pleitear estar conosco nos cursos oferecidos aqui em Itapetinga”, afirmou a assessora.
Segundo ela, a Feira também serve para dialogar com os discentes e entender as perspectivas de sonho e de futuro. “Eles estão tendo oportunidade de identificar o perfil em relação ao seu campo de formação através da orientação vocacional”, acrescentou ela ao lembrar da atividade conduzida pelo psicólogo da instituição, Cássio Montalvão. A orientação teve o intuito de possibilitar aos alunos se aproximar do que a Uesb oferta enquanto curso de formação e, também, entender os demais cursos a partir do perfil de cada um.
Além das palestras, os estudantes puderam presenciar no estande alguns projetos desenvolvidos na Universidade, como o Proler e o Show da Química.