Como forma de avaliar a formação médica, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), promoverá a 1ª edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). As provas são direcionadas a estudantes concluintes dos cursos de Medicina, e a primeira aplicação do Exame acontece neste domingo, 19.
Serão 225 municípios com locais de prova, incluindo as cidades de Jequié e Vitória da Conquista. Na Uesb, 58 estudantes participarão, contemplando os dois cursos de Medicina da Universidade.
Os portões serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas. As provas terão início às 13h30, com cinco horas de duração. Para acessar a sala, é necessário apresentar documento de identificação oficial, original e com foto, emitido por órgãos brasileiros.
A avaliação será realizada anualmente. O Exame conta com uma prova teórica, composta por 100 questões de múltipla escolha, e o questionário do estudante, destinado a colher informações que permitam caracterizar o perfil dos alunos de Medicina e o contexto do seu percurso formativo.
Sobre o Enamed – A proposta é unificar as matrizes de referência e os instrumentos de avaliação no âmbito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para os cursos de Medicina e da prova objetiva de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare). É importante destacar, ainda, que a participação dos estudantes concluintes é obrigatória e considerada componente curricular dos cursos de graduação.
Além ser uma forma de avaliação da formação médica, o Enamed busca auxiliar na melhoria dos cursos de Medicina, aprimorar a seleção para a residência médica, fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e criar um modelo padronizado de avaliação.