Em 2013, Caian Campos, então aluno do curso de Agronomia da Uesb, partiu rumo a um grande desafio em sua vida. Ele foi selecionado pelo Programa Ciências Sem Fronteias para realizar intercâmbio na Austrália. Além de ter a experiência de morar em outro país, o estudante precisou aprender um novo idioma: a língua inglesa.
“O inglês para mim foi a descoberta de um novo mundo. Fui para um país sem saber falar nada, o que foi um desafio. Eu sou natural de Planalto e, até então, eu não imaginava ter essa experiência”, contou Caian Campos. Depois de três semestres em solo australiano, ele voltou ao Brasil com uma nova visão. “O aprendizado do inglês foi muito importante para mim, pois me proporcionou um crescimento pessoal muito grande. Eu me desenvolvi muito como pessoa e, hoje, eu me sinto mais corajoso para enfrentar novos desafios”, comentou o, agora, agrônomo.
Nesta quinta, 18, Caian contou um pouco da sua vivência durante a mesa-redonda “O Estudo de idiomas como agente de transformação social”, que aconteceu no campus de Vitória da Conquista. O evento foi uma das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2018. A mesa foi conduzida por Heryck Almeida, diretor de um curso de idiomas na cidade.
Segundo ele, a ideia do encontro foi, a partir de relatos de pessoas que já moraram fora do país ou que lecionam outro idioma, discutir formas de facilitar o aprendizado de línguas estrangeiras, diante de sua importância, principalmente, para o mercado de trabalho. “Os contextos sociais, escolar e, até mesmo, familiar não dão condições para que as pessoas aprendam uma outra língua. Então, precisamos debater a questão para que possamos encontrar um formato que diminua essa desigualdade”, afirmou.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – O evento, que acontece simultaneamente em várias cidades do país, começou na última segunda, 15, com diversas atividades nos três campi da Uesb. Neste ano, a Semana aborda o tema “Ciência para a redução das desigualdades”.
Para contemplar a temática, uma série de atividades está sendo executada até este sábado, 20. “Anualmente, a Uesb tem participado da Semana, em parceria com outras instituições aqui da região, trazendo minicursos, palestras, oficinas, workshops, mesas-redondas voltadas para a temática proposta”, explicou Elizane Teles, coordenadora de Inovação da Uesb.
Para saber mais informações sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, confira a programação completa.