Com o crescimento das redes de computadores e, consequentemente, da internet, as pessoas/usuários encontram, em casa ou no ambiente de trabalho, vantagens e ameaças nos acessos aos dados e informações de sistemas computadorizados em ambientes compartilhados. Se mal utilizados, esses sistemas apresentam grandes riscos e prejuízos aos usuários. Por isso, existe na Uesb, campus de Jequié, o projeto de pesquisa “Segurança e Otimização da Rede do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Software”.
Coordenado pelo professor Marcelo Alves Guimarães, do Departamento de Ciências e Tecnologias (DCT), o projeto é desenvolvido junto a um bolsista de Iniciação Científica da Uesb. Por meio do conhecimento desenvolvido ou aperfeiçoado, a iniciativa busca preservar a integridade, disponibilidade e confiabilidade das informações em rede, evitando-se, assim, fraudes, violações, acessos, uso e divulgação indevida.
O objetivo é desenvolver procedimentos de segurança em rede, bem como a otimização do cenário de rede do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Software (CPDS), situado no campus de Jequié. “A ênfase nos trabalhos serão sobre ameaças de invasões, vírus e fraudes de informações, fornecer os serviços básicos e avançados ao CPDS a respeito de rede de computadores, tais como cabeamento estruturado, segurança, servidor de arquivos compartilhados, sistema de backup e controle de acesso e internet de alta velocidade”, explica o coordenador.
O projeto trabalha com três princípios: integridade, que é o ato de preservar as informações de modificações não autorizadas, imprevistas ou não intencionais; disponibilidade, princípio ligado à manutenção das informações acessíveis, a todo tempo, a quem delas necessitam; e confidencialidade, que é o ato de manter a informação disponível somente a quem for autorizado.
A expectativa do projeto é que as tratativas da segurança estejam em conformidade com a integridade e confidencialidade da informação. Um plano estratégico para tornar o processamento de dados do CPDS mais eficiente e eficaz, no que tange à área Rede de Computadores da Universidade, também faz parte do projeto.