A relação de troca entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias, tem um termo muito usado atualmente: Cibercultura. Essa foi a base para o “Encontro de formação de professores para atuação nos cursos de graduação na modalidade EaD Parfor”, que foi realizado nos dias 17 e 18 de junho, no campus de Vitória da Conquista, pela coordenação do EaD Uesb.
Com foco na formação em educação online, o encontro teve como público-alvo os professores formadores das licenciaturas em Computação e Matemática, que atuarão nos cursos de graduação oferecidos na modalidade de Educação a Distância no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Os cursos de Física e Pedagogia que também fazem parte da grade da EaD, tiveram essa mesma atividade na semana anterior.
A professora Socorro Cabral, do Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL), ficou encarregada de ministrar as atividades e apresentar aos professores, o ambiente virtual de aprendizagem Moodle e suas interfaces. “Nós trabalhamos sobre a sociedade contemporânea, e emerge nessa sociedade a Cibercultura, que é a cultura contemporânea com o uso das tecnologias. Nós discutimos características da educação online, como a interação, colaboração e convergência de mídias. Discutimos também os conceitos de ambiente virtual de aprendizagem, que não é uma simples plataforma para depositarmos conteúdo, mas um espaço de interação homem-máquina”, explicou Cabral.
Segundo a professora Claudia Vivien, coordenadora do EaD, é importante pensar na educação à distância sob uma lógica diferente da presencial. “Essa formação é baseada nos princípios da educação online, para que a gente consiga compreender as diferenças, trazendo as interfaces digitais que podem ser trabalhadas para uma educação de qualidade”. Vivien ressalta ainda que, o potencial da educação online já está sendo pensado para os cursos presenciais.
Novas realidades – Juntos, os professores dos três campi, planejaram um desenho didático das disciplinas do semestre, compartilhando dúvidas e dificuldades de uma realidade diferente da que eles vivenciaram no período de graduação. “Na nossa formação não foi incluída essa parte tecnológica, e esse encontro é importante no sentido de nos dar segurança e abrir horizontes para vermos possibilidades de fazermos um trabalho metodológico mais produtivo e avançado”, enfatizou a professora aposentada do curso de Matemática da Uesb, Corina Dias.
O pró-reitor de Graduação, professor Reginaldo Pereira, também esteve presente na atividade, e reforçou a importância da iniciativa. “Entendemos que essa ação, em um processo de formação continuada, qualifica a atuação dos professores que ministrarão suas aulas, porque eles vão ter a oportunidade de entender os conceitos e metodologias, que potencializam o ensino e a formação de nossos estudantes”, concluiu.