Com o objetivo de debater e refletir sobre a qualidade da educação e a formação docente no Brasil, aconteceu, entre os dias 14 e 17, no campus de Itapetinga, o 30º Encontro Baiano de Estudantes de Pedagogia (Ebepe). O evento, que é a instância máxima de deliberação na Bahia, reuniu estudantes e professores das universidades públicas e privadas do estado.
Neste ano, em que são comemorados os 80 anos de implantação do curso de Pedagogia no país, o Encontro foi pensando em torno da temática “Movimento de Lutas e Resistências”. De acordo com Taís Dias de Almeida, coordenadora geral do evento, esse tema resume a história do curso desde o seu estabelecimento, que é permeado de memórias de inúmeros embates.
“Levando em consideração toda a conjuntura política que envolve a educação, nós achamos muito pertinente colocar o título ‘Movimento de Lutas e Resistência’, até porque, a história do curso de Pedagogia envolve muita luta e muita resistência para conquistar a grade curricular, os espaços, a quem atender e a quem servir”, pontuou Almeida.
Para Letícia Azevedo, professora do curso de Pedagogia da Uesb e coordenadora do evento, espaços como esse, que reúne estudantes de diversas instituições, são de grande mérito para a formação docente, bem como para a avaliação política e crítica da situação educacional do Brasil. A docente também destacou o protagonismo dos discentes para a realização do evento. “Foi um esforço enorme desses estudantes para planejar, projetar e esboçar a construção desse evento. Eles demonstram a seriedade para com a educação e para com a proposta de reflexão que o evento levanta. Então é muito caro, inclusive, esses debates sobre a educação em nosso país”, ressaltou.
Kergileda Mateus, assessora acadêmica do campus de Itapetinga, também salientou a importância do engajamento estudantil para a transformação da qualidade da educação e da formação docente no país. “Nossos alunos e alunas são efetivamente os protagonistas, são as pessoas que estão a frente levantando as suas bandeiras, discussões a respeito das suas próprias formações e eu acho isso extremamente relevante para a formação de todos e todas que estão participando. Então, é um espaço de formação, de interação e que amplia a visão deles e delas enquanto pessoas que estarão formando ou contribuindo para formação de outros sujeitos no campo da educação”.
Durante a realização do evento, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar conhecimento e experiências por meio das atividades, discussões, mesas de debates, dentre outras propostas da programação que tiveram o propósito de contribuir para a formação do pedagogo e para pensar a pedagogia no país.
De acordo com o assessor acadêmico e administrativo do campus da Uesb de Itapetinga, professor Dimas Oliveira, “o importante desses eventos é realmente o congraçamento, é o intercâmbio de diferentes pessoas de diferentes instituições que trazem experiências de fora e compartilham com a gente e levam essas experiências que são também definidas aqui”, comentou.