Começou nessa quarta, 02, no campus de Jequié, o 2º Observatório da Licenciatura em Química (Obliquim), evento organizado e realizado pelos discentes da disciplina Estágio Curricular 3, ministrada pelos professores da graduação em Química, Carlos Alberto Freitas e Simeia Cerqueira. “Desafios e Perspectivas da Educação em Química” é o tema central do evento.
Coordenado pelo discente do 8º semestre de Química, Gabriel dos Santos Ramos, nesta 2º edição, o Obliquim conta em sua programação com palestras, mesas temáticas, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos (banners), além de discussões sobre o currículo atual do curso, tanto da licenciatura quanto do bacharelado em Química. “Temos como participantes alunos do curso de Química, professores da rede pública e alguns mestrandos. Vamos fazer um intercâmbio com professores da rede pública do Ensino Médio, onde veremos o mercado de trabalho”, disse o coordenador.
A palestra de abertura sobre “A História dos cursos de Química da Uesb de Jequié” foi proferida pelo professor Carlos Freitas, que fez uma explanação histórica do surgimento do curso até os dias atuais. Na abertura oficial, o coordenador do Colegiado de Química, professor Marcos Antonio, também falou aos discentes e professores presentes.
Jeferson Morais, discente do 4º semestre de Licenciatura em Química, participa pela primeira vez e, na sua expectativa, espera adquirir mais conhecimentos, principalmente quanto ao currículo do curso e o mercado de trabalho. “Vou participar de duas oficinas, com isso vou aprofundar o meu conhecimento”, frisou.
O 2º Obliquim, que segue até esta sexta, 4, é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), por meio do Programa de Extensão Laboratório de Divulgação Química do Sudoeste da Bahia (Ladiq), e tem apoio da Executiva Nacional dos Estudantes de Química (Exequi).