Com organização do Grupo de Estudos em Educação Matemática (Geem), está sendo realizado o “4º Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que ensina Matemática” e a “4º Jornada de Estudos do Geem”, eventos que objetivam socializar e compartilhar práticas de colaboração, como uma estratégia que pode contribuir com a formação inicial, contínua e continuada do professor, e com o seu desenvolvimento profissional. As atividades iniciaram na manhã dessa quarta, 25, no Teatro Glauber Rocha, campus de Vitória da Conquista.
O professor Arthur Belford Powell Jr, da Rutgers University-Newark/Estados Unidos, realizou a conferência de abertura e falou sobre sua experiência em pesquisa na área. “Eu sei que aqui no Brasil tem várias modalidades de se fazer pesquisas em colaboração com os professores e outras pessoas da escola e, nos Estados Unidos, estamos tentando fazer isso também. Estamos aprendendo das experiências brasileiras. O que vou falar é sobre como nós estamos interpretando a ideia de colaborar com professores, mas dentro da sala de aula, pessoas da universidade trabalhando junto com eles, com alunos em sala de aula, tentando descobrir novas maneiras de entender o raciocínio matemático e a aprendizagem matemática, usando materiais manipulados”, ressaltou Powell Jr.
Sobre os medos e receios em torno do aprendizado em Matemática, o docente opinou: “infelizmente muitas pessoas têm esse medo, mas eu acho que é por causa da maneira em que a Matemática estava sendo ensinada. Estamos tentando mudar isso, porque as crianças quando chegam na escola elas trazem muitos conhecimentos que são matemáticos, mas não são chamados assim. Então, as escolas, muitas vezes, não reconhecem esses conhecimentos e não tentam usar os conhecimentos que elas trazem de casa, das suas comunidades, para fazer a ligação com a Matemática escolar”.
Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem), seção Bahia, o professor Walber de Souza explicou sobre a vinda do evento para Conquista. “Por já ter a cultura de grupos colaborativos aqui na Bahia, a gente resolveu trazer esse encontro nacional para poder despertar e fazer com que outros alunos e professores participem de grupos, porque é uma maneira que a gente percebeu de desenvolver-se profissionalmente. A gente acredita piamente que um grupo de professores escolhendo o que vai estudar, pesquisar, o resultado desse trabalho é muito mais eficiente, não só pra vida deles como professores, bem como para as salas de aula em que eles atuam”.
Para a pró-reitora de Graduação da Uesb, professora Talamira Taita Rodrigues Brito, com dois cursos de licenciatura em Matemática, a Universidade é uma referência regional na área, possibilitando a reflexão sobre o que comumente se entende como ensinar Matemática. “Acredito que a composição dos pesquisadores sobre o ensino de Matemática, formação de professores, vai muito além da ideia do como, mas de compreender que Matemática é essa, como essa Matemática ajuda na consolidação de uma sociedade mais igualitária, como precisa ser compreendida nos espaços que formam professores e também por essa geração que está posta nas escolas de educação básica”, salientou. Ainda segundo Brito, a Matemática está contida na história de um povo e nutre a forma de pensar e agir sobre a sociedade. “Estamos aqui pensando, articulando, fazendo a história da Educação Matemática na nossa região e como a gente pode ajudar na consolidação de uma política que represente mais, agregue mais o que nós pensamos a respeito do saber matemático”, argumentou.
De acordo com a professora Irani Parolin Santana, da coordenação dos eventos, a proposta é buscar melhorar o ensino de Matemática. “Para a Instituição e pra nossa área é uma grande oportunidade, a expectativa é de sempre estar buscando o melhor para a Universidade e para o ensino”.
Palestras, mesa-redonda e salas de discussão compuseram a programação, que contou com a contribuição de 29 grupos colaborativos e 92 trabalhos aprovados, oriundos de diferentes lugares do país. Para obter mais informações, clique aqui.