Teve início na manhã desta quarta, 16, no campus de Jequié, o 2º Simpósio de Bioética do Sudoeste da Bahia, abrindo a programação do 2º Congresso Internacional Multidisciplinar de Oncologia. Promovido pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde, o evento começou com a mesa-redonda “Questões éticas e bioéticas na relação profissional/paciente oncológio”.
Coordenados pela professora do Departamento de Saúde (DS), Alba Benemérito Villela, os dois eventos trazem para os participantes, palestras, mesas-redondas, relatos de experiências, comunicações coordenadas e conferências sobre a ética, bioética, pesquisas, espiritualidade e a relação profissional com os pacientes e familiares de pessoas com câncer.
“Quero parabenizar esse evento tão importante para nossa região. Sempre estamos em contato e prestando cuidados aos pacientes, então a gente tem que prestar atenção aos serviços baseados na Bioética, respeitando a figura do paciente e sua autonomia, sempre buscando fazer o bem e tratando cada um deles de acordo com suas necessidades”, comentou a médica e palestrante Luana Cartaxo. Ela fez um alerta para que os profissionais da saúde que lidam com pacientes com câncer, mantenham a atenção a essas pessoas, com carinho, cuidados e conforto. “É isso que temos para dar a eles”, disse.
Cerca de 250 participantes estão inscritos nos eventos, entre estudantes de graduação, pós-graduação, professores e profissionais da área de saúde, tanto da Uesb quanto de outras instituições de ensino e saúde. Júlia Nascimento Pena, discente de Enfermagem, elogiou o Congresso e os temas abordados. “É de suma importância, principalmente para o público universitário, assistir aqui uma abordagem multidisciplinar da Oncologia, pois é um assunto que está em todas as profissões”, destacou. Ela é a presidente da Liga de Urgência e Emergência do Centro Acadêmico de Enfermagem e concluiu seu trabalho de conclusão de curso, uma revisão de literatura sobre espiritualidade, religiosidade e Oncologia.
A estudante de Farmácia da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) também gostou da abertura do evento. “Está bem interessante, multidisciplinar e interativo. Os palestrantes são muito bons e aplicados. Isso vai complementar minha carga horária e ajudar na formação e atuação profissional”, frisou.
“Eu já tinha visto alguns tópicos desses assuntos em salas de aulas. Mas a abordagem aqui no evento é diferente e me ajudou bastante a entender esse assunto”, salientou Queline Couto Silva, aluna de Enfermagem da Faculdades Unidas em Ciências e Saúde (Fapec).
A programação inclui também a apresentação de trabalhos nas modalidades oral e pôster eletrônico e atividades socioculturais.