Para comemorar os 15 anos da Ludoteca, projeto de extensão de práticas interdisciplinares em Educação, o Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagens (DCHEL), do campus de Itapetinga, organizou o 5º Seminário de Educação e Ludicidade, o 2º Simpósio de Didática e Práticas de Ensino e o 9º Eixo Interdisciplinar de Pedagogia, eventos realizados nos dias 17 e 18 de dezembro, sob a organização da professora Ênnia Débora Pires.
Como conferência de abertura, a docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Lúcia Gracia, falou sobre os desafios da formação e prática docente. “Para o nosso contexto social, econômico e político, a temática veio a calhar porque é preciso pensar a educação para os dias atuais. Precisamos refletir sobre a didática como um campo ancorado, principalmente, na pedagogia”, afirmou a professora.
Para ela, a ludicidade não deve ser utilizada apenas na perspectiva de recreação/jogo, mas também pensando na didática do sensível, ou seja, “o saber sensível como a plenitude do sujeito, uma condição humana que não está restrita à infância”. Por isso, é importante destacar que o processo de ensino-aprendizagem pode acontecer de dois modos: pela racionalidade e pela sensibilidade. Conforme a docente, as escolas ainda dicotomizam a respeito das formas de apreensão do conhecimento.
A professora Ênnia Débora Pires, também coordenadora da Ludoteca, destaca os processos de resistência ao longo de 15 anos para que o projeto se estabelecesse no campus. “A Ludoteca não se resume a um lugar para brincar. Fazemos ações de ensino, pesquisa e extensão”, afirmou Pires.
Sobre a Ludoteca – Criada em 2003, a Ludoteca está localizada no Módulo Administrativo da Uesb, na Praça Primavera, e recebe crianças de Itapetinga e região entre 5 e 12 anos. O Programa auxilia na promoção do desenvolvimento da pesquisa, extensão e ensino de alunos do curso de Pedagogia. Além disso, a Ludoteca possibilita a realização de aulas práticas, principalmente das disciplinas relacionadas à Educação Infantil, Didática e Psicologia da Aprendizagem, bem como viabiliza estágios para alunos que desejam trabalhar com questões relacionadas à ludicidade na educação.