Será realizada, de 16 de março a 10 de junho, uma pesquisa entre estudantes do sexo feminino dos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Coordenado pela professora Iane Novais, do Departamento de Saúde (DS1), o estudo é parte do “Programa de exercício físico em casa para alunas da Uesb”, que tem o objetivo de analisar os efeitos do exercício físico na saúde mental das estudantes, durante o distanciamento social da pandemia de Covid-19.
Para participar, as interessadas devem se inscrever pelo formulário disponível aqui. A pesquisa tem como público-alvo: estudantes matriculadas em cursos de graduação ou pós-graduação oferecidos pela Uesb, que tenham mais de 18 anos, sem restrições para a prática de atividade física e com disponibilidade para participar. O Programa terá início com uma triagem, que será repetida no fim das atividades, para avaliar o estilo de vida, nível de estresse, ansiedade e depressão. Os questionários e testes serão aplicados de forma virtual.
Todas as participantes receberão um relatório individual com os resultados obtidos e o acompanhamento das 12 semanas, o que contribuirá para o autoconhecimento, autocuidado, motivação e autoestima das universitárias. O Programa faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Fisiologia Cardiometabólica e Exercício (Gefex), do campus de Jequié.
Dúvidas podem ser esclarecidas no perfil do Gefex no Instagram ou pelo e-mail iane.paiva@uesb.edu.br.