O Centro Interdisciplinar de Pesquisa Agroambiental (Cipam), campus de Jequié, realizou nos dias 15 e 29 de agosto, a Feira Agroecológica do “Campo ao Campus: por um consumo político, sustentável e saudável”. Nessa edição inicial, a Feira tem como objetivo promover, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem-Terra (MST), a realização quinzenal de feiras agroecológicas no campus.
A Feira Agroecológica elimina o atravessador na comercialização dos produtos, alimentos orgânicos, in natura ou processados, produzidos pelos pequenos agricultores familiares oriundos de acampamentos, garantindo o comércio direto e um preço justo. É também um espaço de troca de conhecimentos e o encontro de saberes e sabores entre agricultores e consumidores, possibilitando a criação de redes solidárias e colaborativas.
O professor do Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL), Carlos Maria Peres, coordenador da Feira, falou de sua construção. “Esse é um projeto coletivo, feito com a comunidade, MST, o projeto Calanguinho e nossos alunos do curso de Teatro, de Pedagogia e estagiários. A gente procura trazer a comunidade dos pequenos agricultores de casa para dentro da Uesb. Acreditamos na mudança alimentar, produzir de maneira sadia e trazer isso para dentro da Universidade, para poder integrar o trabalho com a comunidade acadêmica”, explicou.
Laurice Macedo é acadêmica de Pedagogia e voluntária na iniciativa. Ela falou da felicidade em estar participando da Feira. “Extremamente importante, porque assim estou tendo um contato direto com o MST, que está sendo uma formação política e social e, também, trazendo os agricultores para dentro da Universidade, que é um espaço que eles não tem costume de estar”, revelou.
A Feira Agroecológica do Campo ao Campus acontecerá ainda nos dias 5 e 19 de setembro, 3 e 17 de outubro e 7 e 21 de novembro, das 8 às 15 horas.