Com a proposta de orientar os estudantes na escolha certa para a futura carreira profissional, a Uesb, campus de Jequié, realizou nesta sexta-feira, 20, a 7ª edição da “Feira das Profissões”. A iniciativa foi promovida pela Assessoria Acadêmica e a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), em parceria com a Prefeitura de Campus e dos Colegiados dos cursos de graduação.
Cerca de 800 estudantes do Ensino Médio e dos cursos preparatórios para o Vestibular e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), puderam conhecer a Instituição, esclarecer dúvidas, compreender como funcionam os cursos de graduação presentes no campus e identificar a diversidade profissional, despertando o interesse por diversas áreas.
Débora Salles é aluna do Colégio Estadual Paulo Freire, em Jequié, e ressalta o desejo de ingressar na Universidade. “É um sonho. O mundo acadêmico muda as pessoas, elas conseguem ter uma vida melhor quando conseguem um emprego, conseguem uma melhoria de vida. Sem falar que possibilita a transformação do mundo e eu quero ser alguém que participa dessa transformação”, comenta.
A estudante também relembra, que desde a infância, já sabia o curso a fazer. “Quero ser professora de História. É o curso que eu me sinto mais à vontade, que eu tenho intimidade por ser a matéria que mais gosto. Então, é o curso que eu vi que eu conseguiria ir à frente”.
Para Cássia Brandão, Assessora Acadêmica, a Feira teve uma maior adesão dos colégios na participação no evento, o que possibilitou mostrar a um grande número de estudantes o que é e como funciona uma universidade pública: “É uma oportunidade dos alunos estarem dialogando com os professores, com os estudantes da graduação, também presenciando as pesquisas que são desenvolvidas nas diversas áreas do conhecimento. Dessa forma, eu acredito que eles possam escolher os seus cursos de uma forma mais assertiva”, destaca.
O professor Reginaldo Pereira, pró-reitor de Graduação, destaca que a Feira cumpre dois objetivos importantes da Uesb ao apresentar a instituição e os auxílios que disponibiliza para que os alunos terminem a graduação com sucesso. “O primeiro, os professores e estudantes apresentam os cursos e tudo que temos do ponto de vista de conhecimento, possibilitando uma relação direta para que os estudantes percebam que além de ser uma instituição pública, ela também garante a permanência quando ingressarem. O segundo objetivo é que muitos dos estudantes dessas escolas, nunca conheceram a Uesb e a iniciativa possibilita que eles conheçam a instituição, assim como seus espaços, laboratórios, salas de aulas e as nossas clínicas”.
O pró-reitor de Graduação destaca a iniciativa como uma forma de atrair estudantes para prestar o Vestibular da Uesb. “A gente divulga bem os cursos para que eles possam também fazer inscrição no nosso vestibular, conquistar uma vaga e transformar a sua vida aqui na nossa instituição”, finaliza o pró-reitor de Graduação.
Vestibular 2024 – As inscrições para o Vestibular Uesb se encerram em 31 de outubro. Estão disponíveis 992 vagas, distribuídas nos três campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, com entradas para o primeiro e segundo períodos letivos de 2024. Todas as informações do processo seletivo estão no Edital 231/2023.
Acompanhe os demais detalhes do processo seletivo pelo site do Vestibular e pelos perfis oficiais da Uesb nas mídias sociais: Facebook, Instagram e YouTube. Em caso de dúvidas, acesse o Manual do Candidato, ou ainda, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC) do IDCAP, por meio do “Fale Conosco” no site do Instituto ou pelo e-mail atendimento@idcap.org.br.