A Uesb, além de formar pessoas qualificadas para o mercado de trabalho, também, tem o propósito de contribuir para a transformação pessoal e social por meio da educação. Nesse sentido, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) promoveram nessa terça-feira, 3, a Feira das Profissões da Uesb, no campus de Itapetinga.
Aproximadamente 300 estudantes do Ensino Médio das escolas públicas e particulares, localizadas no município e cidades vizinhas, estiveram na Feira. O espaço buscou apresentar os nove cursos de graduação, entre bacharelados e licenciaturas, oferecidos no campus, e o perfil profissional de cada um, bem como as políticas de permanência e assistência estudantil disponibilizadas pela Universidade.
Maria Eduarda Vieira Santos é aluna do curso técnico em Meio Ambiente no Instituto Federação de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), em Itapetinga, e já tem certeza da graduação que deseja fazer. “Eu já tenho um curso na minha cabeça que eu quero, uma profissão, que é Pedagogia. E ali, passando, eu vi o estande da Pedagogia e me interessei mais ainda pelo curso. É algo que eu gosto muito e pretendo fazer. Ouvindo a apresentação do curso pelas alunas, adquiri mais conhecimento e mais interesse ainda para seguir a carreira”, comenta.
Já Giovanna Lorena Paixão, aluna do primeiro ano integral no Colégio Estadual Alfredo Dutra, ainda está em dúvida de qual carreira profissional deseja seguir. No entanto, para a estudante, conhecer os cursos ajuda nessa importante escolha. “Ainda tenho dúvida no que eu vou seguir, mas a Feira vai ajudar. Eu conheci cada estande e acredito que isso irá influenciar em minha escolha”, observa Giovanna.
Para Aroldo Brandão, membro da Copeve, a Feira tem, justamente, essa intenção: auxiliar os estudantes do Ensino Médio a conhecer as possibilidades de atuação profissional de cada curso e apresentar as estruturas disponibilizadas pela Universidade para apoiar o período de graduação desses possíveis futuros universitários.
“O nosso objetivo na realização dessa feira é permitir que os alunos do Ensino Médio, focado nos alunos do terceiro ano, possam conhecer os cursos de graduação que a Universidade oferece e também conhecer o perfil profissional de cada um. Isso pode ser um fator que venha a ajudar esses estudantes no momento de escolher uma profissão e um dos cursos que a Universidade oferece para que eles possam, então, conseguir uma profissão e alcançar o mercado de trabalho”, destaca Aroldo.
O professor Reginaldo Pereira, pró-reitor de Graduação da Uesb, destaca o importante papel desempenhado pela Universidade como canal para diminuição das desigualdades por meio dos seus programas e projetos. “A Uesb se constitui como uma Universidade de referência social pela sua Política de Ações Afirmativas, de reserva de vagas para estudantes de escola pública; para aqueles que se autodeclaram pretos e pardos; vagas adicionais para pessoas quilombolas, indígenas, com deficiência e, agora, mais recentemente, para pessoas trans, travestis e transexuais. Isso mostra o compromisso da Uesb com a inclusão social, com a diversidade. A perspectiva que a gente sempre diz é que a Universidade muda e transforma a vida das pessoas”, defende Reginaldo.
Vestibular 2024 – As inscrições para o Vestibular Uesb acontecem de 5 a 31 de outubro. Estão disponíveis 992 vagas, distribuídas nos três campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, com entradas para o primeiro e segundo períodos letivos de 2024. Todas as informações do processo seletivo estão no Edital 231/2023.
Acompanhe os demais detalhes do processo seletivo pelo site do Vestibular e pelos perfis oficiais da Uesb nas mídias sociais: Facebook, Instagram e YouTube. Em caso de dúvidas, acesse o Manual do Candidato, ou ainda, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC) do IDCAP, por meio do “Fale Conosco” no site do Instituto ou pelo e-mail atendimento@idcap.org.br.