Entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, Itapetinga será palco da 2ª edição da Feira Literária de Itapetinga (Flita). A iniciativa, que conta com o apoio da Uesb desde a sua primeira edição, este ano traz o tema “Ler o mundo com criticidade para cidadania, liberdade e democracia”.
A feira tem como proposta ser um instrumento de transformação social e formação cidadã. Inspirada nos princípios de Paulo Freire, a ação destaca a importância da leitura crítica do mundo como caminho para a emancipação e a construção de uma sociedade mais democrática. Voltada para todas as idades, a programação inclui rodas de conversa, oficinas, sessões de autógrafos, concursos e espetáculos, promovendo a integração da literatura com outras expressões artísticas e educativas.
A Flita também busca valorizar a produção literária afro-indígena baiana e regional, além de fomentar a inclusão e a diversidade de gênero, dos grupos LGBTQIAPN+ e das resistências culturais negras, indígenas, ciganas, dos movimentos sociais e coletivos organizados. Dessa forma, reforça o compromisso com a promoção de espaços formativos críticos, reflexivos e inclusivos, voltados para pautas sociais sensíveis como democracia, justiça e liberdade, com ênfase para as diversidades historicamente invisibilizadas.
A feira é resultado de uma parceria entre instituições como o Núcleo Territorial de Educação (NTE 08), universidades, institutos, secretarias e escolas, o que amplia seu alcance.
Em caso de dúvidas ou para mais informações, acesse o perfil oficial da feira no Instagram.