O projeto de extensão continuada “Páginas Formando Leitores”, atua, desde 2006, na constituição de novos leitores e mediadores de leitura e na organização de salas comunitárias de leitura em bairros da cidade de Jequié. Assim, acontece o envolvimento com a comunidade organizada, por meio de associações de moradores, movimentos culturais e religiosos, além de instituições públicas de ensino.
Coordenado pela professora Marivone Borges de Araújo Batista, do Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL), o “Páginas Formando Leitores” é executado por três professores/colaboradores do Departamento, duas discentes bolsistas e quatro discentes voluntários. Discentes de outras licenciaturas da Universidade e alunos de pós-graduação também participam das ações.
O projeto promove ações de incentivo à leitura, como círculos e oficinas de leitura, minicursos, palestras, seminários, orientação de leituras e elaboração de subprojetos na área. Um dos objetivos do projeto é promover integração entre a Universidade e a comunidade por meio da formação da leitura. O público-alvo das ações são crianças e jovens estudantes de instituições públicas de ensino e das comunidades. Hoje, o projeto atua no bairro Cansanção, por meio de uma parceria com a Associação Cultural Arte Viva, e no Barro Preto, em parceria com a Igreja Batista.
Ao longo dos doze anos de atuação, foram desenvolvidas dezenas de oficinas de leitura, círculos de leitura e minicursos de formação de mediadores de 4 a 8 horas. O projeto tem cerca de 1600 títulos, entre livros, periódicos e cadernos de cursos preparatórios para vestibulares, que ajudaram a compor o acervo.
A coordenadora destaca ainda algumas ações realizadas pelo projeto, como doações de obras aos cursos comunitários e à biblioteca Jorge Amado, principalmente de livros em braile. “Todo esse material foi doado pela comunidade acadêmica e não acadêmica, fomentando, assim, a responsabilidade social com a formação leitora e contribuindo para nosso projeto. Conseguimos vencer algumas barreiras, propor alternativas de leitura de mundo a partir da palavra escrita, oral e outras experiências leitoras”, finalizou.