O Fórum de Licenciaturas e Formação de Professores é um espaço democrático voltado para o amplo debate e encaminhamento das principais demandas referentes à formação pedagógica na graduação, por meio das licenciaturas ou cursos de formação continuada. Com vista à implantação dessa ação na Uesb, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) realiza, até esta sexta, 20, conferências e grupos de trabalho com a comunidade acadêmica – estudantes e representações colegiadas e departamentais dos três campi – e externa, contando com a presença de representantes dos Fóruns Municipal e Estadual de Educação, e do Fórum Educa Sudoeste (rede que se articula para pensar a formação do professor da Educação Básica da região).
A conferência “Os Fóruns de Licenciaturas e Formação de Professores: seu papel no contexto das políticas públicas atuais – Resolução 02/2015 e impactos nos processos de Reformas Curriculares” deu início às discussões, nessa quinta, 19, no Teatro Glauber Rocha, campus de Vitória da Conquista. Quem conduziu a atividade foi o professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Luiz Dourado, estudioso da área de Educação e relator da Resolução abordada, que estabelece as diretrizes curriculares para a formação inicial e continuada de professores.
Dourado define o Fórum como um momento colegiado para se pensar política institucional. “Um espaço de aprofundamento das questões é crucial, e, para o Sudoeste da Bahia, isso tem grande centralidade, tendo em vista a capilaridade da Uesb”, elucida. Para ele, o principal desafio para a construção de um fórum é a efetiva mobilização que envolva os diferentes atores ligados aos cursos, e, no caso da Uesb, contemple a multicampia. “A importância disso tudo é se avançar para um projeto institucional que cada vez mais contribua para a construção da identidade da formação de professores na Uesb”, sintetiza.
Destacando o evento como o ato que antecede e estimula o Fórum, a pró-reitora de Graduação, professora Talamira Taita, explica que a proposta responde a uma agenda nacional voltada para a necessidade do fortalecimento de políticas na área. Nesse sentido, ela pontua que a finalidade é oferecer a formação de professores de forma inteira, complexa e desafiadora, a partir de uma perspectiva emancipatória. “O objetivo é que a gente consiga constituir uma agenda de debates constantes sobre o que é a formação de professores em nossa Instituição, quais os desafios em termos de pensar essa formação para o presente e o futuro, a qualidade do que oferecemos, e em como a comunidade pode nos ajudar a pensar coletivamente a formação do futuro professor que sai das nossas licenciaturas”, enfatiza.
De acordo com a pró-reitora, a expectativa é de que seja definida, na plenária final desta sexta, a comissão que atuará na realização do 1º Fórum de Licenciaturas e Formação de Professores da Uesb.