Com objetivo de discutir o fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão no interior baiano, foi realizado, no último dia 22 de agosto, o Encontro de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia (Uebas). Sediado na Uesb, o momento foi marcado pela discussão de pautas em comum às Universidades, como a gratificação dos coordenadores e secretários de graduação e de pós-graduação; a atual conjuntura do contexto político, estadual e nacional; entre outras.
O reitor da Uesb, professor Luís Otávio de Magalhães, pontuou que o encontro é voltado para a realização de uma avaliação institucional, organização administrativa comum e encaminhamento de demandas para questões que ultrapassam o campo da autonomia universitária. “Temos uma legislação no estado que estabelece algumas competências exclusivas do poder executivo em relação às universidades, que envolvem questões de concurso público, orçamento, repasses financeiros, obras de infraestrutura. Tudo isso demanda uma articulação da universidade com o poder executivo, isso também a gente procura trabalhar de forma articulada entre todas as universidades”, explicou.
As demandas apresentadas são compreendidas como fundamentais para a continuidade do trabalho que já vem sendo realizado pelas Uebas, conforme pontua a reitora da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), professora Adriana Mármore, sobre o papel das universidades no desenvolvimento do estado da Bahia. “As quatro estaduais contribuem na formação das pessoas na graduação, promovendo espaços de discussão e de diálogo com a comunidade externa, através da extensão universitária, como também produzem ciência, dentro daquilo que é demanda das regiões, das pessoas, dos movimentos sociais, dos coletivos”, explica.
Regionalização – Com a proposta de fortalecer as Instituições no interior de estado, a articulação chama a atenção da reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), professora Amali Mussi. Segundo ela, embora a Instituição não seja multicampi, ela presta serviços a quase um milhão de pessoas no estado, anualmente. “Cada universidade estadual tem a sua característica, e a da Uefs é a da regionalidade, da agricultura familiar e da extensão de serviços para toda a comunidade”, explica a reitoria pontuando a importância da interiorização das Uebas em regiões carentes de serviços.