Na manhã desta sexta-feira, 15, a Uesb recebeu o Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia para uma reunião, no campus de Vitória da Conquista. Entre as pautas discutidas, estiveram as questões orçamentárias dessas universidades e o contingenciamento que as mesmas vêm enfrentando, as políticas de permanência estudantil e a autonomia universitária.
Para o presidente do Fórum, professor Evandro do Nascimento, reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), esse foi um momento para se pensar a realidade das universidades públicas da Bahia. “Nosso objetivo, na reunião de hoje, é traçar algumas estratégias para que possamos colocar para o Governo do Estado a situação orçamentária que as universidades vivem. Precisamos valorizar as universidade estaduais como um patrimônio dos cidadãos e do estado da Bahia, que têm contribuições relevantes para o desenvolvimento dos territórios onde estão inseridas”, avaliou.
Essa foi a primeira reunião do Fórum em que o professor Luiz Otávio de Magalhães participou como reitor da Uesb. Para ele, o espaço é essencial para pensar e encaminhar soluções que possam contribuir com o dia a dia das universidades. “Esse é um espaço de avaliação, encaminhamento e indicativos de ações políticas, acadêmicas e administrativas para o fortalecimento das universidades estaduais da Bahia; um espaço pensado como uma alternativa de fortalecer as reivindicações das universidades perante os poderes públicos”, defendeu.
O encontro contou ainda com a presença da professora Adélia Maria Carvalho, reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc); do professor Marcelo Ávila, vice-reitor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); e do vice-reitor da Uesb, professor Marcos Henrique Fernandes.