Na tarde desta quarta, 12, representantes da Medtronic Foundation (Fundação Medtronic), dos Estados Unidos, estiveram no campus de Vitória da Conquista, para acompanhar as ações que estão sendo executadas na Instituição, por meio do projeto HealthRise. A ação, financiada pela Fundação, tem como principal objetivo prestar atendimento especializado para pessoas portadoras de doenças cardiovasculares e diabetes.
O HealthRise, gerenciado pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP), começou a ser executado em 2017, em Vitória da Conquista, por meio de parceria entre a Uesb, a Universidade Federal da Bahia (Ufba), a Secretaria Municipal de Saúde, o Serviço Social da Indústria da Bahia (Sesi-Ba), o Núcleo Regional de Saúde Sudoeste e a Associação de Diabéticos.
Na Uesb, as ações do projeto são executadas no Centro Universitário de Atenção à Saúde (Ceuas), sob a coordenação da professora Dariana Veigas, do Departamento de Ciências Naturais. No Ceuas, foi montado um Centro de Diagnóstico Cardiovascular, no qual são realizados exames como Eletrocardiografia, Ecocardiografia, Teste Ergométrico, Dopplers Arteriais e Venosos e Ultrassonografia, envolvendo diretamente profissionais e estudantes da área da saúde. “Essa parceria permitiu que nós criássemos diversos ambulatórios equipados com tecnologia de ponta. Inclusive, alguns dos exames que a Uesb passou a oferecer não são oferecidos nem mesmo na rede privada da cidade”, destacou o professor Luciano Nascimento, que integra a coordenação do projeto na Universidade.
Para ele, o HealthRise, além de possibilitar a qualificação do atendimento prestado à comunidade, favoreceu a melhoria da qualidade do ensino médico na Instituição. “No momento em que trazemos serviços que qualificam a assistência, conseguimos oferecer uma melhor oportunidade de ensino e aprendizado para os nossos alunos”, afirmou o professor.
Na oportunidade, Jessica Daly, uma das avaliadoras da Fundação, afirmou que a equipe ficou bastante satisfeita com o que foi visto e comemorou os resultados. “Estamos muito orgulhosos com todo o trabalho que tem sido feito e desenvolvido na comunidade por meio do HealthRise“.