Apresentar experiências e perspectivas de mercado aos futuros profissionais. Com esse objetivo, a disciplina “Administração de empresas de comunicação”, do campus de Vitória da Conquista, realizou, nessa segunda, 21, um bate-papo com o gerente executivo da TV Sudoeste, Cauto Freitas. A atividade foi aberta ao público e contou com a participação de alunos da disciplina, formandos em Jornalismo e do curso de Administração.
O professor do Departamento de Ciências Sociais e Aplicadas (DCSA), João Cláudio Elloy Brito, responsável pela disciplina neste semestre, explica que a ação possibilita à turma de formandos o contato com o mercado, já que o conteúdo da disciplina é voltado para a gestão. “Nós sabemos que cada empresa, com as suas especificidades comerciais, tem o seu jeito próprio, portanto as empresas que atuam no segmento de comunicação também tem um modelo próprio de gestão”, pontuou.
O professor também ressaltou que a visão de um profissional de fora do meio acadêmico tem muito a acrescentar a esse público. “Essa vinda de profissionais experimentados, que tem uma prática, sem dúvida nenhuma, é bastante significativo no processo de visualização do formando para o que ele vai poder enfrentar dentro da estrutura de mercado”.
Originário do campo do Marketing e da Propaganda e com um vasto currículo na área, Cauto Freitas trouxe aos alunos a sua perspectiva enquanto profissional. “O mercado não está pronto para absorver todo mundo. Então, eu brinco muito que o mundo é cruel. Lá fora, o mercado é para poucos, seletos, que estão com uma qualidade de ensino boa, com seu aprendizado em dia e muito mais do que isso: que saibam trabalhar em equipe”, alertou.
Para o formando em Jornalismo, Ramon Carvalho, a oportunidade da discussão além da sala de aula é fundamental nesse momento de conclusão do curso. “Durante o curso, a gente tem uma visão muito técnica e temos que sair preparados para adentrar o mercado. Com essas palestras e cursos, os professores criam pra gente essa possibilidade de enxergar o mercado a partir do olhar de quem já está dentro. Isso é muito importante”, concluiu.