Na próxima segunda, 6, tem início o período letivo 2021.1 na Uesb. Além das mudanças, com a previsão do retorno presencial no mês de fevereiro, 2021.1 marca o primeiro passo da jornada universitária para cerca de 1.400 alunos. Se presencialmente os novos estudantes já se sentem perdidos nessa etapa inicial, com a oferta do Ensino Remoto Emergencial (ERE), pode ser ainda mais difícil para se localizar. Por isso, acompanhe algumas dicas que podem ajudar nesse momento de descobertas e aprendizados.
O procedimento padrão de matrícula na Uesb é realizado pela Secretaria de Cursos, localizada nos três campi. Assim, o primeiro contato do estudante com o ambiente universitário se dá no setor responsável pela coordenação, orientação e controle das atividades acadêmicas discentes. Em seguida, o processo tem continuidade no Colegiado de cada curso, que é a instância que estrutura cada graduação, organizando componentes curriculares e mediando as relações administrativas entre alunos e professores.
No período de atividades remotas, todo esse procedimento tem sido realizado por e-mail. Dessa forma, neste momento que antecede o início do período letivo, é hora de manter contato com o Colegiado do seu curso, para receber orientações e esclarecer todas as dúvidas. Confira a lista completa de e-mails dos Colegiados de cursos da Uesb.
Durante o período de ERE, as atividades pedagógicas não presenciais são desenvolvidas na plataforma G Suíte for Education do Google. Para ter acesso à ferramenta, os estudantes precisam possuir o endereço eletrônico personalizado. O cadastro deve ser realizado pelo próprio aluno, seguindo o passo a passo disponível aqui.
Desde 2017, o Governo do Estado da Bahia utiliza o SEI-BA para a gestão de processos eletrônicos. Dessa forma, toda a tramitação processual de documentos da Uesb são executados dentro do sistema, no qual a comunidade acadêmica deve estar cadastrada. O procedimento de cadastro é simples e também deve estar na lista das primeiras tarefas dos novos alunos. Confira aqui as orientações.
O grande diferencial do Ensino Superior público está na vivência do tripé universitário, que é formado pelo Ensino, pela Pesquisa e pela Extensão. O leque de possibilidades é diverso e inclui atividades como estágio, Iniciação Científica, monitoria, participação em eventos e muito mais.
As oportunidades em cada uma dessas áreas são ofertadas, ao longo do ano, por meio de seleções e editais. Muitas dessas opções contam com bolsas auxílio, que contribuem para garantir a permanência de estudantes em condição de vulnerabilidade socioeconômica.
Para acompanhar todos os detalhes sobre seleções ou para acessar orientações e ficar por dentro do que acontece na Universidade, visite, periodicamente, o site da Uesb e acompanhe os perfis @UesbOficial no Facebook, Instagram e Twitter. A Universidade também está no YouTube e no seu fone de ouvido, com o podcast “Por dentro da Uesb”, com atualizações semanais da Instituição.
Confira o episódio sobre o período letivo 2021.1: