Até 30 de outubro, a iniciativa exibe a história de grandes artistas da dança
O Grupo de Pesquisa “Triskelion: história da dança, sagrado feminino e poesia cênica”, do curso de Licenciatura em Dança, campus de Jequié, iniciou nessa terça, 25, a primeira exibição de uma série de seis documentários do programa Cine Figuras da Dança no Brasil. A série retrata 12 personalidades femininas, todas bailarinas, que integram a história da dança no Brasil. Coordenado pela professora Lauana Vilaromga Araújo, a última exibição será no dia 30 de outubro.
Na estreia, o Cine Figuras da Dança mostrou a história da vida e da carreira artística das bailarinas Tatiana Leskova e Ruth Rachou. “A nossa proposta é conhecê-las, trazer para o grupo mais conhecimentos sobre elas, o que coaduna com a proposta do grupo, que é perceber e entender todas as qualidades do sagrado feminino destas mulheres que trabalham na dança e são personalidades da dança no mundo”, explicou a coordenadora.
A discente de Licenciatura em Dança, Tânia Guerra de Souza, membro do grupo de pesquisa, disse que a exibição dos documentários é interessante, pois é um resgate da história. “Isso, de certa forma, acaba nos beneficiando. Podemos aprender muito, encorajar com as histórias destas profissionais da dança”, destacou Souza.
Os primeiros documentários exibidos foram das bailarinas Tatiana Leskova e Ruth Rachou
Sobre a série – Figuras da Dança é um programa da São Paulo Companhia de Dança, que percorre a história da dança no Brasil por meio de documentários biográficos de algumas de suas personalidades. Com média de 30 minutos por documentário, 34 artistas já foram contemplados até o momento.
A coordenadora do Grupo salientou ainda que todos os episódios, assim como os livretos informativos, podem ser acessados virtualmente. A próxima exibição será no dia 2 de outubro, no Laboratório de Ensino Línguas (Lelin), e trará a história de Angel Vianna e Lia Robatto. A entrada é gratuita e aberta a qualquer interessado pela temática.