O Grupo de Pesquisa “Triskelion: história da dança, sagrado feminino e poesia cênica”, do curso de Licenciatura em Dança, campus de Jequié, iniciou nessa terça, 25, a primeira exibição de uma série de seis documentários do programa Cine Figuras da Dança no Brasil. A série retrata 12 personalidades femininas, todas bailarinas, que integram a história da dança no Brasil. Coordenado pela professora Lauana Vilaromga Araújo, a última exibição será no dia 30 de outubro.
Na estreia, o Cine Figuras da Dança mostrou a história da vida e da carreira artística das bailarinas Tatiana Leskova e Ruth Rachou. “A nossa proposta é conhecê-las, trazer para o grupo mais conhecimentos sobre elas, o que coaduna com a proposta do grupo, que é perceber e entender todas as qualidades do sagrado feminino destas mulheres que trabalham na dança e são personalidades da dança no mundo”, explicou a coordenadora.
A discente de Licenciatura em Dança, Tânia Guerra de Souza, membro do grupo de pesquisa, disse que a exibição dos documentários é interessante, pois é um resgate da história. “Isso, de certa forma, acaba nos beneficiando. Podemos aprender muito, encorajar com as histórias destas profissionais da dança”, destacou Souza.
Sobre a série – Figuras da Dança é um programa da São Paulo Companhia de Dança, que percorre a história da dança no Brasil por meio de documentários biográficos de algumas de suas personalidades. Com média de 30 minutos por documentário, 34 artistas já foram contemplados até o momento.
A coordenadora do Grupo salientou ainda que todos os episódios, assim como os livretos informativos, podem ser acessados virtualmente. A próxima exibição será no dia 2 de outubro, no Laboratório de Ensino Línguas (Lelin), e trará a história de Angel Vianna e Lia Robatto. A entrada é gratuita e aberta a qualquer interessado pela temática.