Matemática é vida! Com essa afirmação, o professor Hermes Renato Hildebrand, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), iniciou sua palestra na Aula Inaugural da Especialização em Ensino de Ciências, Matemática e suas Tenologias. O evento aconteceu na tarde desta sexta-feira, 31, no campus de Vitória da Conquista.
A partir da concepção de que a Matemática está presente em diferentes contextos, o docente explanou sobre a relação da Matemática com outras áreas. “Tudo o que a gente faz na vida tem Matemática. Às vezes, a gente não vê, mas ela está lá, [..] inclusive na Arte”, afirmou o professor.
Apesar de muitos pensarem que essas são áreas bem distintas, o docente explicou que “a Arte tem diversos elementos da Matemática e as similaridades podem ser vistas em diferentes momentos históricos […] desde o Renascimento, quando a pintura era muito baseada [em modelos matemáticos]”, passando pelo período moderno até atualmente, na sociedade em rede, com o advento de softwares, programas e aplicativos. “Não podemos olhar a Matemática e ver apenas números e cálculos, é preciso olhar para ela enxergando o contexto mais social e envolvente, que faz parte da vida da gente”, defendeu o professor.
Formação de professores – Oferecido pelo Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), por meio do Grupo de Estudos em Educação Matemática (Geem), o curso de Especialização tem como principal proposta proporcionar formação continuada para professores que atuam na Educação Básica. “A Universidade possui muitos cursos de especializações, mas com essa cara que estamos procurando implantar, que é com foco na escola básica e, especificamente, para o ensino de Matemática, é a primeira”, destacou professor Claudinei Santana, coordenador do curso.
A professora Irani Parolin, vice-coordenadora da Especialização, comentou sobre a satisfação em poder iniciar um curso que foi pensado de forma conjunta pelos integrantes do Geem. “Esse é um momento de muita alegria, pois a Especialização é fruto de um trabalho que vem sendo feito ao longo de 15 anos pelo Grupo de Estudos em Educação Matemática”, destacou.
Nesse sentido, o segundo palestrante do evento, professor Miguel Ribeiro, também da Unicamp, ressaltou a importância da discussão e a realização de ações em torno da formação de professores. Em sua palestra, ele tratou da dimensão tripla desse processo, que envolve pesquisa, formação e a relação com a prática. “É essencial a discussão que nós temos que fazer, tanto nos programas de formação de professores quanto nos programas de pesquisas, que é relacionar as pesquisas que se fazem com a prática do professor”, afirmou o docente, que completou reforçando que esse processo tem um objetivo maior que é “melhorar a aprendizagem e os resultados dos alunos”.
Sobre a Especialização – O curso, com duração de 15 meses, é voltado para profissionais graduados em Pedagogia, Matemática, Ciências e áreas afins. Ao todo, foram ofertadas 20 vagas. Além da Aula Inaugural, as atividades que marcam o início do curso seguem neste sábado, 1º, com uma roda de conversa. O evento acontece às 9 horas, também no auditório 1 do módulo de Medicina.