A Uesb tem se destacado pela inovação no ensino de Química, a exemplo do projeto desenvolvido no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (Profqui), que envolveu a construção e utilização de um biodigestor. A iniciativa é do químico Jeames Oliveira e surgiu como dissertação do mestrado com o intuito de conectar o conhecimento teórico com uma abordagem experimental significativa.
A ideia do projeto é permitir aos alunos uma compreensão mais profunda dos conceitos químicos por meio da prática, gerando conhecimento que podem ser aplicado em suas propriedades agrícolas, através da produção de fertilizantes ou reaproveitamento de resíduo orgânico, por exemplo. “Muitos conteúdos teóricos de química não são atrelados a uma abordagem experimental mais significativa, atrativa e enriquecedora com a participação dos autores (professor e estudantes) durante o processo de construção”, destaca Jeames.
A hipótese inicial focou na produção de biogás a partir da decomposição de matéria orgânica e resíduos, aproveitando o processo digestivo de animais ruminantes. A decomposição por bactérias anaeróbicas gera uma mistura de gases, predominantemente metano, que pode ser utilizada como fonte de energia e biofertilizante.
A construção do biodigestor envolveu a participação de estudantes do ensino médio. Durante o projeto, os alunos estudaram a geometria molecular do metano, suas interações intermoleculares, a polaridade das moléculas e o poder calorífico do gás. Essas atividades foram complementadas com a construção do biodigestor e a realização de experimentos práticos, como a queima de biogás produzido pelo sistema.
Além disso, os alunos participaram de uma aula de campo em uma fazenda local, onde puderam observar um biodigestor em funcionamento, fornecendo biogás para uma cozinha rural. Este contato direto com a aplicação prática do biodigestor ampliou a compreensão dos alunos sobre a relevância e impacto da tecnologia no cotidiano.
Resultados e benefícios
Jeames pontuou que a duração da produção de biogás foi uma das problemáticas enfrentadas ao longo do processo. “O tempo para produção de biogás, a quantidade suficiente de gás para desenvolvimento dos estudos, e posteriormente, a divulgação e ampliação desse conhecimento para as comunidades regionais foram os principais desafios enfrentados”, afirmou. Contudo, os resultados foram positivos e os alunos demonstraram maior assimilação dos conteúdos abordados, atenção em sala de aula, interesse pela leitura científica e incentivo à pesquisa.
A ação também gerou um impacto significativo na vida dos estudantes. Jeames evidenciou que muitos deles, ao longo do percurso educativo, expressaram “o desejo de aplicar o conhecimento adquirido em propriedades agrícolas de seus familiares, parentes ou amigos; outros dialogavam sobre a importância do conhecimento científico na sua vida e sobre sua futura formação acadêmica”.
Este projeto exemplifica como a integração entre teoria e prática da Química pode enriquecer a experiência educacional e preparar melhor os alunos para desafios futuros, mostrando a importância de inovar e conectar o aprendizado com o mundo real. Atualmente, o trabalho está disponível por meio de um produto educacional, disponível aqui, e mostra a sequência didática sobre as propriedades do metano e a aplicação do biodigestor, podendo ser utilizado em outras instituições de ensino.