Diversos programas e benefícios sociais do Governo Federal e Estadual utilizam o Cadastro Único (CadÚnico) como base para seleção dos beneficiários. Uma dessas ações que exigem o Cadastro é o Programa Mais Futuro, criado pelo Governo do Estado, que oferta auxílio financeiro e oportunidade de estágios, como forma de garantir a permanência dos estudantes que se encontram em condições de vulnerabilidade socioeconômica nas universidades públicas estaduais.
Pensando nisso, a Uesb, por meio do Programa de Assistência Estudantil (Prae), e em parceria com as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social das três cidades onde a Universidade tem campus, viabilizou o acesso dos alunos ao cadastramento. Os três campi da Uesb estão recebendo equipes das respectivas Secretarias para realizar a inscrição dos alunos da Instituição no CadÚnico.
“A cada publicação de um novo edital do Programa Mais Futuro, nós solicitamos essa parceria junto às Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social para que elas tenham um ponto de apoio dentro da Universidade e os alunos possam fazer o CadÚnico para terem acesso aos benefícios do Mais Futuro”, explicou Maísa Melo, gerente de Assistência e Assuntos Estudantis da Uesb.
Para Mitalle Barbosa, aluno do oitavo semestre de Enfermagem, essa ação promovida pelo Prae é muito importante para os alunos, pois desburocratiza o acesso ao serviço. “Facilita muito a vida do aluno que, muitas vezes, não habita na cidade que cursa. Assim, fica mais fácil, até porque, no período de matrícula, os alunos têm que vir fazer os reajustes presencias e já complementa fazendo o cadastro”, ressaltou a discente.
A comodidade em poder realizar a inscrição no CadÚnico dentro da Universidade também foi destacada por Mariana Felix, que ingressou no curso de Fisioterapia. “Com o CadÚnico, podemos participar do Mais Futuro, Programa que nos ajudará a permanecer no curso, auxiliando na faculdade e até contribuindo para o nosso bem-estar”, ressaltou.
Em Vitória da Conquista, os estudantes podem se inscrever no CadÚnico até a próxima sexta, 29, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na antiga sala do Prae. Já em Jequié, o atendimento para o Cadastro está acontecendo na sala em frente ao Prae e segue até o dia 6 de julho, sempre das 8h30 às 11h30 e das 14 às 17 horas. No campus de Itapetinga, o atendimento acontecerá a partir do dia 3 de julho, na sala antiga da Associação do Docentes (Adusb), que fica localizada na parte superior do auditório Juvino Oliveira.
Os estudantes que desejam se cadastrar devem apresentar originais do RG, CPF, título de eleitor e carteira de trabalho (caso assinada, levar contracheque).