Com o objetivo de dar início à superação de barreiras de comunicação voltada para pessoas com deficiência auditiva ou com algum grau de dificuldade visual, dislexia, entre outros, a Assessoria de Acesso, Permanência Estudantil e Ações Afirmativas (Aapa) inciou o processo de articulação, juntamente com o Núcleo de Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência (Naipd) e a Assessoria de Comunicação (Ascom), para tornar o site da Universidade acessível, seguindo orientações do Modelo de Acessibilidade em Goveno Eletrônico (eMag).
Nesse sentido, foi instalado recentemente o V Libras, que consiste em uma ferramenta voltada para as novas tecnologias ao traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para Língua Brasileira de Sinais (Libras). Com isso, o site poderá ser mais acessível, para as pessoas com deficiências auditivas, em computadores, celulares e outras plataformas de Web.
De acordo a Assessora da Aapa, professora Selma Norberto, a partir de um estudo técnico e um diálogo com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), uma das idealizadoras do projeto juntamente com o Ministério da Economia, foi viabilizada a instalação no site da Uesb, de forma gratuita na página oficial , e, gradativamente, será estendida para todo o site. “A instalação do V Libras reafirma o compromisso da Aapa em promover o acesso à informação e ampliar a participação social no acompanhamento das ações da administração e dos docentes da Universidade”, completou.
Assim, a instalação foi realizada pela equipe técnica da Ascom e a ferramenta já pode ser utilizada. De acordo com o Assessor dessa assessoria, professor Rubens Sampaio, as novas tecnologias têm sido importantes canais para a inclusão. “Entendemos que a inclusão plena de quem procura a universidade é um compromisso da Uesb, dessa forma, a adoção desta ferramenta é mais um passo da Universidade para a inclusão plena de todas e todos. Para isto, a tecnologia nos ajuda acelerando o processo, proporcionando e facilitando a comunicação com um público que é muito importante para nós”, concluiu.