Os professores Leo Akio Yokoyama e Fernando Trevisani abriram a Jornada
Buscando discutir novas práticas e abordagens no processo de ensino-aprendizagem, sobretudo, aquele voltado para a área de Matemática, o Grupo de Estudos em Educação Matemática (Geem) deu início a sua 7ª Jornada na manhã desta quinta, 13. Nesta edição, a proposta é trazer abordagens voltadas para práticas em sala de aula, desenho, vídeo e ensino híbrido.
Dentro dessa perspectiva, a primeira mesa-redonda da Jornada trouxe a pesquisa de Doutorado do professor Leo Akio Yokoyama, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O trabalho reflete sobre o processo de inclusão na Educação Infantil, com foco especial nos estudantes com Síndrome de Down.
Para Yakoyama, o processo de inclusão escolar deve começar na formação dos professores. “A gente sabe que as pessoas aprendem em velocidades diferentes e, também, em caminhos diferentes. Então, acho que a inclusão tem que começar a partir da formação dos professores. Temos que ter conscientização das diversas deficiências, trabalhar com algumas delas – algumas, porque a gente não vai conseguir trabalhar com todas – e mostrar que todas essas pessoas são capazes de aprender alguma coisa”, defendeu.
As Jornadas do Geem são voltadas para licenciandos e professores da rede pública
Interdisciplinaridade – Outra abordagem trazida na Jornada é a do professor José Maria Ribeiro, que tem formação na Universidade Aberta de Portugal e, atualmente, é docente visitante da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Em sua palestra, Ribeiro destacou a importância da produção audiovisual como estratégia de construções metodológicas participativas, colaborativas e inclusivas. “A produção audiovisual é uma área interdisciplinar e pode passar por todas as disciplinas da escola. A aula de música, por exemplo, pode trabalhar sonoridades para o audiovisual. A aula de tecnologia pode trabalhar todo o processo de montagem. A aula de artes visuais pode trabalhar com outras questões como enquadramento”, explicou o docente se referindo ao contexto da Faculdade de Artes Visuais.
A Jornada encerra os eventos promovidos pelo Geem durante este ano, que totalizaram quatro grandes encontros de profissionais com abordagens distintas, como contou o professor Claudinei Sant’Ana, um dos coordenadores do evento. “Nós entendemos que esses eventos são importantes porque temos aqui cursos de formação de professores de maneira geral e, especificamente, na área de Matemática. Esses encontros também são pensados para os professores que estão trabalhando na rede pública, porque nosso Grupo também contempla esse público”, apontou.