A Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (Jura) é um movimento que ocorre, anualmente, em diversos institutos e universidades do Brasil com objetivo de debater a importância da reforma agrária popular, bem como sua relação com a universidade. Em meio às limitações impostas pelo contexto de pandemia provocada pela Covid-19, as ações da edição deste ano da Jura estão sendo realizadas por meio de lives, alternativa usada pela coordenação para continuidade e incentivo ao debate e promoção de novos conhecimentos em tempos de pandemia.
Essa edição da Jura está sendo promovida pela Uesb por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGed). As ações, que foram iniciadas no dia 6 de maio, são compostas por debates sobre Agroecologia, Reforma Agrária, Educação do/no Campo, Movimentos Sociais, sempre em interface com o cenário de crises que atingem o Brasil e o mundo, acentuado com a pandemia do novo coronavírus.
Os debates contam com a participação de professores pesquisadores convidados e são transmitidos todas as quartas-feiras, às 19 horas, no canal do GEPEMDECC no Youtube. Nesta quarta-feira, 20, a live da Jornada abordará o tema “Emancipação humana ou mais barbárie: questões para a educação no mundo em crise”, que será conduzida pelos professores Niltânia Brito Oliveira, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Cláudio Eduardo Felix dos Santos, da Uesb, e Thiago Nicola Lavoura, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).