Há mais de oito anos, está no ar a Uesb FM, primeira rádio educativa dirigida por uma universidade do Nordeste. Desde a implantação da emissora, é veiculado, de segunda a sexta, o programa “Uesb Notícias”.
O noticiário, que integra informação, cultura e educação, tem como proposta produzir jornalismo público, levando à comunidade conteúdo de qualidade que possa proporcionar uma formação pautada na cidadania e democracia. Nesse sentido, a Uesb FM está convidando todos os interessados para discutir o formato do noticiário, no intuito de que o jornal atenda, efetivamente, aos interesses da sociedade.
“Nós não podemos fazer um jornalismo público, como é a nossa proposta, achando que nós sabemos o que a comunidade necessita. O nosso objetivo é que a comunidade venha e ela mesma diga aquilo que é importante para ela, qual o formato ela prefere, quais são as pautas que lhe interessam”, afirmou o diretor geral de Comunicação da Uesb, professor Rubens Sampaio.
O pontapé dessa aproximação com o público foi dado nesta quarta, 12, quando foi realizado um encontro entre a equipe de jornalismo da emissora e as pessoas interessadas em participar desse processo colaborativo. Para esse momento, além da comunidade interna da Universidade, foram convidados representantes da sociedade civil, de movimentos sociais, entre outros.
“Se nós somos uma emissora pública, que atende a um interesse público e o objetivo é fazer um jornalismo voltado para a sociedade, então, a ideia é escutar das pessoas o que elas gostariam de ouvir em nosso noticiário”, destacou o coordenador de jornalismo da Uesb FM, Fabrício Gama.
Segundo o jornalista, o objetivo é, dentro dos parâmetros do Sistema Uesb de Rádio e Televisão Educativas (Surte), produzir um noticiário mais plural. “A nossa intenção é abrir espaços para as instituições, para as outras universidades, para as organizações da sociedade civil, para que eles possam vir e mostrar como gostariam de ser ouvidos, assim, poderemos pensar em um jornal que dê voz a todo mundo”, pontuou.
A ideia é promover novos momentos para discussões e trocas de ideias, mas os interessados também podem apresentar suas sugestões diretamente à Uesb Fm, por meio do telefone (77) 3424-8661 ou pelo e-mail uesbfm@uesb.edu.br. O Uesb Notícias vai ao ar, de segunda à sexta, das 12 às 13 horas.