O Judô Uesb para a Comunidade promove nesta terça, 12, o exame de mudança de faixa dos participantes do projeto, que atende crianças e jovens com idade entre 5 e 17 anos. A primeira avaliação do dia foi realizada com os atletas do bairro Urbis 6, na Associação de Moradores, um dos locais de funcionamento do projeto.
Para Hudson Ferraz Porto, professor do Judô Uesb há oito anos, o foco é desenvolver a disciplina dos judocas.” O que a gente cobra mais dessa turma é a disciplina, é estudar, é o respeito pelos pais, isso que é o mais importante. Sem a disciplina você não consegue nada e a base do judô é a disciplina”, explicou. Ainda segundo o treinador, as atividades são promovidas no bairro há quase dez anos. “Os meninos levam a sério, os pais estão sempre incentivando, acompanham o projeto; é um sucesso”, disse.
Mãe de Maria Júlia Prado Silva, de 11 anos, Anália Rocha Prado estava atenta registrando no celular os movimentos da filha, que está na faixa branca, iniciando no Judô. Prado contou sobre os benefícios do esporte na vida da garota. “Ela se interessou pra pegar força e aí eu vi que ela vem ficando mais disciplinada, mais obediente e melhorando as notas na escola”. De acordo com Anália, o projeto é uma oportunidade para envolver os jovens: “Para tirar da rua porque os meninos hoje ficam muito na rua, aí é bem melhor vir para o judô”, ressaltou.
As avaliações continuam hoje à tarde no Centro de Extensão e Ação Comunitária (Ceac), às 15 horas, com condução do professor Robério Rodrigues Andrade, e prossegue na quarta, dia 13, às 9 horas, na Comunidade do Sagrado Coração, bairro Urbis 2, sob o comando do professor Hudson.
O Judô Uesb para a Comunidade é uma atividade extensionista continuada, desenvolvida pela Universidade, desde 2003, por meio do Ceac. Atualmente, o projeto abrange mais de 240 judocas. O Centro de Extensão está localizado na Praça Gerson Sales, Alto Maron. Para saber mais, entre em contato pelo telefone (77) 3424-0970.