O Laboratório de Avicultura, vinculado ao Colegiado de Zootecnia, em parceria com o Projeto Vou Viver, realizou, nos dias 15 e 16 de agosto, um curso de defumação de aves, ovos e legumes. Destinado a pequenos produtores, zootecnistas e demais interessados na técnica, a atividade teve como objetivo principal capacitar os residentes do Projeto Vou Viver na defumação de alimentos.
O Projeto é uma organização comunitária, que acolhe pessoas com dependência de drogas psicoativas e álcool, na cidade de Itapetinga. Visando capacitá-los para que eles possam ter mais autonomia alimentar, o Laboratório de Avicultura organizou o curso de defumação.
Segundo o professor Ronaldo Vasconcelos, coordenador do Laboratório, a defumação é uma “técnica que consiste em colocar os produtos sob uma quantidade de fumaça feita de madeira clara, que dá a eles um sabor característico”. Ele lembrou ainda que degustar é importante para que o público em geral e os produtores, especificamente, conheçam a variedade de carnes possíveis de serem consumidas e, inclusive, comercializadas.
Jean Doriel, coordenador do Projeto Vou Viver, explicou que o espaço possui a laborterapia, ou seja, uma técnica psicoterapêutica, na qual são utilizados tipos de trabalhos para afastar a desocupação e outros problemas gerados pelo tédio e pelo ócio. “O curso de defumação é mais uma atividade que eles podem desempenhar em nossa casa terapêutica”, afirmou, lembrando também que, futuramente, os residentes podem comercializar os produtos para arrecadar recursos para a instituição.