Em comemoração ao Ano Internacional da Tabela Periódica, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Laboratório de Divulgação Química do Sudoeste da Bahia (Ladiq) do campus de Jequié, realizou na última terça, 18, atividades experimentais e lúdicas na Praça dos Poetas, representando o Projeto Químicos do Brasil.
O Projeto tem como objetivo despertar o interesse pela Química e ressaltar a importância dessa ciência e de seus profissionais no desenvolvimento da sociedade. Estudantes do Ensino Fundamental e Médio apreciaram a iniciativa e participaram de experimentos. David Farias, de 6 anos, estudante do 1º ano do Ensino Fundamental, participou com entusiasmo das ações. “Eu achei muito legal! Ele me explicou que essas tintas que estão aqui até dá para comer”, disse ao participar do experimento Leite Psicodélico.
O acadêmico do oitavo semestre do curso de Química, Jackson Ferreira, conduziu o experimento. “Hoje tem esse estereótipo de que a Química faz mal ao meio ambiente, faz mal a tudo. A gente quer desmitificar esse conceito e esse experimento com as crianças é uma forma lúdica de mostrar como a Química interage com o meio ambiente e com a gente também”, defendeu Ferreira.
Outro projeto apresentado no evento foi o de Panificação, desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) em parceria com o Colégio Estadual Professora Faraídes Santos. “Esse projeto mistura o que estamos aprendendo com a química e os pães e deu completamente certo”, comemorou Liédson Santos, estudante do 2º ano do Ensino Médio. Segundo o coordenador do Ladiq, professor Renê Alexandre Giampedro, ações como essa contemplam o tripé da universidade: ensino, pesquisa e extensão. “Todas as ações que acontecem fora da Universidade são muito importantes e, como neste ano o projeto é para fazer a divulgação da Química, casou muito com a atividade do Ladiq”, destacou Giampedro.
Coordenadora do evento, a professora Alcione Torres Ribeiro reforçou a importância da comunidade ter contato com o trabalho desenvolvido na Universidade. “Sair da Universidade é importante para que, primeiro, a comunidade conheça o trabalho da Uesb, saiba o quê que a gente realiza e também conheça um pouco da nossa ciência que é a Química. Existe muito preconceito com o quê o químico faz e a gente busca tirar essas ideias errôneas e desmitificar a Química”, concluiu.
Outras ações – Atividades do Projeto Químicos do Brasil vêm sendo realizadas desde o mês de abril, Mês do Carbono, quando foi realizado o plantio de 118 mudas de árvores, em Jequié, colaborando nacionalmente com o intuito de retirar 2,5 toneladas/ano de dióxido de carbono da atmosfera. Já em maio, foi realizado o “Café com Elas“, um momento de diálogo e confraternização com mulheres que fazem Ciência na Uesb, organizada pelo “Clube Ciência Ativa” e “Minas da Ciência”, do Ladiq. A iniciativa objetivou incentivar uma maior participação feminina na produção científica, evidenciando a produção local das químicas.