O Laboratório de Estudos Marxistas (LEMarx) e o Museu Pedagógico da Uesb promovem, entre os dias 5 e 31 de novembro, uma série de atividades em comemoração ao Mês da Consciência Negra, símbolo da luta contra o racismo no Brasil. O evento busca estimular o debate entre a comunidade acadêmica e a sociedade regional sobre relações étnico-raciais, movimentos de resistência, pensamento negro marxista e educação antirracista na formação social brasileira.
As ações ocorrerão na Uesb, campus de Vitória da Conquista, e na sede do Projeto Social Maria Nilza. A programação inclui espaços de saberes com representantes do Movimento Negro Unificado, comunidades quilombolas, cultos de matriz africana, samba de roda, bibliotecas comunitárias e da tradição marxista. Também haverá oficinas de canto, artes e estética, voltadas para o reconhecimento da cultura afro-brasileira como espaço de identidade e resistência. A programação completa pode ser conferida aqui. As atividades são gratuitas e abertas ao público. As inscrições devem ser realizadas pelo site do LEMarx.
Sobre o movimento – O “Novembro Negro” é organizado pelo Laboratório de Estudos Marxistas (LEMarx/Uesb), por meio do projeto de extensão “Mulheres de Fronteira”, em parceria com o Museu Pedagógico, o Centro de Documentação Albertina Vasconcelos, o Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Projetos Societários, Educação e Questão Agrária (Nepeq/UFF), o Movimento Negro Unificado (MNU – Vitória da Conquista), a Casa de Oyá e o Centro Acadêmico de História (Cahis/Uesb).
A ação conta com o apoio da Proex e do 1º Encontro de História da Saúde (Anpuh/Bahia). Em caso de dúvidas ou para mais informações, entre em contato pelo e-mail lemarx@uesb.edu.br ou acesse o site do LEMarx.