No próximo dia 23 de agosto, será realizado o encontro temático “Por que existe adoção no Brasil?”, com o objetivo de contribuir para a construção de uma cultura de adoção responsável, legal e pautada no melhor interesse da criança e do adolescente. A proposta é promover discussões que busquem combater estigmas e preconceitos, além de colaborar para a formulação de políticas públicas que assegurem o direito à convivência familiar e comunitária.
A atividade acontece às 14 horas, no Auditório 2 do Módulo Professor Antonio Luís Santos (Luisão), campus de Vitória da Conquista, e será conduzido pela professora Cleide de Lima Chaves, da Uesb. As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário on-line. Podem participar famílias em processo de adoção, pessoas adotivas, estudantes, docentes, profissionais das áreas de assistência social, psicologia, direito e educação, além de outros interessados no tema.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail dialogos.sobre.adocao1@gmail.com ou pelo perfil do Laboratório no Instagram.
Sobre o projeto – A ação faz parte do projeto de extensão “Diálogos sobre Adoção: sociedade de classes, etnicidade, gênero, direitos, infância e adolescência”, que busca criar um espaço permanente de diálogo, formação e apoio sobre a adoção no Brasil. O projeto considera a adoção um fenômeno social atravessado por fatores estruturais, como desigualdade de classes, racismo, relações de gênero e marcos legais de proteção à infância e à adolescência.
A programação conta com rodas de conversa mensais, que serão realizadas entre os meses de agosto e novembro, com temas como: “Sociedade de classes e adoção”, “Etnicidade, racismo e adoção”, “O Estatuto da Criança e do Adolescente e os direitos adotivos” e “O direito às origens e a importância da história de vida”.
A ação é realizada pelo Laboratório de Estudos Marxistas (LeMarx), em parceria com Associação Brasileira de Pessoas Adotadas (Adotiva Brasil) e a Associação Baiana de Estudos e Apoio à Adoção (Nascor), na Bahia.