Com caráter de ensino, pesquisa e extensão, a Liga Acadêmica de Farmacologia e Toxicologia é uma associação civil científica da Uesb, sem fins lucrativos. Composta por professores e alunos da graduação em Farmácia, o grupo executa o projeto de extensão “Liga interprofissional e interdisciplinar de toxicologia e farmacologia (clínica e experimental)”.
Coordenado pelo discente Gabriel Macedo Figueroa, com orientação do professor Daniel Melo, do Departamento de Ciências e Tecnologias (DCT), a Liga tem como prioridade, no âmbito da Uesb, discutir temas ligados à toxicologia por medicamentos, por alimentos, por plantas, por produtos consumíveis e até a intoxicação hospitalar. Na parte do ensino, alguns temas são abordados e debatidos em reuniões periódicas com os membros.
Nas atividades de pesquisas e extensão, além de discutir tópicos da Farmacologia e Toxicologia, a equipe realiza visitas fora da Universidade. Nessas ações, a Liga também trabalha com orientação e conscientização a respeito do perigo do uso e abuso de drogas, como consumo de álcool, crack, cocaína e arrebites. Neste ano, o projeto participou da Semana do Trânsito, por meio de uma ação especial nas rodovias de Jequié em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Uesb.
O projeto promoverá ainda visitas em hospitais para verificar o registro de entradas de pessoas por intoxicação, seja por produtos químicos, medicamentos ou mesmo por plantas. “Com isso, será possível interpretar os dados e informar a sociedade os cuidados da intoxicação e o uso adequado de medicamentos”, explica Melo, orientador da Liga.