Trazido pelos portugueses, o cordel tornou-se muito popular no Nordeste brasileiro. Composto por rimas e perfeição métrica dos seus versos, esses poemas contam histórias que fazem parte da cultura popular. Agora, imagina ensinar Matemática por meio dessa literatura? É o que propõe um projeto desenvolvido no curso de Matemática da Uesb, campus de Vitória da Conquista.
Intitulado “Literatura de Cordel na sala de aula de Matemática”, o projeto visa trabalhar o ensino da disciplina com Literatura, no qual é contextualizada a cultura popular dentro da sala de aula. “Na BNCC [Base Nacional Comum Curricular] e em outros documentos, a Literatura de Cordel é apenas citada como algo que deve ser utilizada dentro da sala de aula para a Língua Portuguesa. E, na verdade, a gente traz uma problematização do ensino como todo, no qual a gente possa trabalhar dentro da sala de aula em outras disciplinas”, explica o professor Jonson Ney Dias, coordenador do projeto.
A proposta nasceu em 2020, como experimento em salas de aula e foi tomando uma dimensão maior. A partir de oficinas realizadas nas escolas, diversos trabalhos acadêmicos vêm sendo produzidos para realizar as discussões. Nos resultados, se observa que a Literatura de cordel no ensino da Matemática possibilita o aprendizado de saberes relacionados aos conteúdos presentes em contextos populares dos cordéis.
É o caso do cordel “O ABC do pé de cerca”, em que são trabalhados conteúdos como grandezas e unidades de medidas de comprimento. No texto, cálculos são realizados a partir de situações vivenciadas na comunidade. Dessa forma, assuntos matemáticos encontram espaço nos cordéis, abrindo a possibilidade de discussões em sala de aula.
O projeto cumpre o papel do tripé ensino, pesquisa e extensão. Além das oficinas, a iniciativa dispõe de um site, no qual os artistas podem enviar seus poemas, e os professores podem realizar um download desse material e ter acesso a um plano de aula completo para utilizar na escola. Além disso, são encontrados vídeos animados desses materiais, produzidos em parceria com o curso de Cinema e Audiovisual da Uesb.
Recentemente, um artigo foi publicado na revista japonesa “Magazine Gekkan Shakai Kyoiku”, direcionada a educadores que lecionam em escolas de todo o Japão. A publicação apresenta experiências para subsidiar o trabalho desses educadores, possibilitando que tenham acesso às propostas do projeto desenvolvido em uma das escolas da região, em parceria com o Programa de Educação Matemática de Jovens e Adultos (PEMJA).